Feevale lança curso de qualificação sobre Saúde e Educação | Universidade Feevale

Feevale lança curso de qualificação sobre Saúde e Educação

10/02/2021 - Atualizado 14h31min

Encontros virtuais serão às quintas feiras, a partir do dia 8 de abril

saúde e educação

A Universidade Feevale realizará, entre os dias 8 e 29 de abril, o curso Saúde e Educação – Leitura e Escrita de Narrativas Criativas, na modalidade on-line. A qualificação visa aproximar os alunos com as teorias da Medicine Narrative e as práticas de escrita criativa e narrativa. Também serão abordados assuntos como cenário atual, regional, nacional e internacional envolvendo a Medicine Narrative, além de teorias da escrita como gesto, montagem e apropriação.

O curso é destinado a alunos de graduação e pós-graduação nas áreas da Saúde, Educação e Letras ou que possam se relacionar com o tema. As aulas acontecerão às quintas-feiras, das 18h30min às 20h30min, e serão ministradas por Camila Backes dos Santos, Elisando Rodrigues e Luciane Rodrigues Barone. As inscrições devem ser realizadas pelo link www.feevale.br/cursoseeventos, onde, também, podem ser obtidas mais informações, como investimento.

Confira o programa:

Módulo I

Encontro I - Neste encontro, os alunos serão apresentados aos princípios norteadores da Medicine Narrative e da Narrativas em Saúde. Será realizada uma interlocução com o conceito e a metodologia da Medicine Narrative de Rita Charon, do Department of Medical Humanities and Ethics da Columbia University e os desdobramentos do Projecto em Humanidades Médicas desenvolvido em Portugal, na Universidade de Lisboa, por Isabel Fernandes, além das aplicações realizadas no Brasil por meio do Grupo de Pesquisa Narrativas em Saúde, do Grupo Hospitalar Conceição, e outros. Encontro II - Os alunos terão contato com a metodologia de pesquisa em narrativas em saúde, arte e educação propriamente dita, por meio de relatos de experiência e incursões em diversos campos de pesquisa e atuação.

Módulo II

Encontro III - Neste encontro, os alunos terão contato com teorias contemporâneas sobre a escrita e a leitura, como a escrita como gesto e a poética da extração, teorias e métodos desenvolvidos e publicados em renomados periódicos das áreas pelos proponentes do curso. Encontro IV - Os alunos serão incentivados a experimentar-se na escrita de forma “apropriativa” a partir do contato e do compartilhamento de suas leituras favoritas. Terão, ainda, o contato com obras literárias contemporâneas e poderão assistir a vídeos breves de escritores renomados, produzidos especialmente para este curso. Nos dez minutos finais, os alunos poderão fazer uma avaliação de todo o curso e, também, produzir trocas e contatos com professores e outros participantes.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.