Feevale e Liga Feminina de Combate ao Câncer alinham próximas ações | Universidade Feevale

Feevale e Liga Feminina de Combate ao Câncer alinham próximas ações

23/03/2023 - Atualizado 13h31min

Parceria entre a Instituição e a entidade prevê palestras de conscientização, visitas domiciliares a pacientes e consultas de enfermagem com avaliação integral da saúde

Liga Feminina

Os cerca de 450 pacientes com cadastro ativo junto à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Novo Hamburgo terão acesso, em breve, a um atendimento integral de saúde, oferecido pela Universidade Feevale. A parceria entre a Instituição e a entidade foi ampliada no final do ano passado, e agora, novos atendimentos devem se iniciar. O escopo de ações foi alinhado em reunião que aconteceu nesta segunda-feira, 20, no Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies), oportunidade em que integrantes da Liga puderam conhecer a estrutura e os espaços onde seus pacientes serão atendidos.

Atividades de orientação sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer, que já são realizadas pela Feevale, devem se intensificar através de palestras em empresas, indústrias e escolas – abordando principalmente os cânceres de maior incidência no município, como os do sistema reprodutor feminino, de cabeça e pescoço, de intestino, de mama e de próstata.

Outra necessidade observada pela Liga é a de atendimentos domiciliares para pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção. Portanto, a partir de abril, acadêmicos do curso de Enfermagem devem promover, semanalmente, visitas domiciliares assistenciais, a fim de atender não apenas o paciente em situação de vulnerabilidade, mas também seus familiares, sanando dúvidas e oferecendo orientações de cuidado com a saúde.

A colaboração entre a Feevale e a Liga prevê, ainda, consultas de enfermagem com avaliação completa da saúde do paciente com câncer e do familiar que presta apoio a ele. Todas as segundas-feiras, de manhã e à tarde, no Cies, pacientes encaminhados pela Liga terão acesso a atendimentos, cuidados físicos e orientações, com possibilidade de encaminhamento para serviços de nutrição, fisioterapia, odontologia, educação física e até medicina - com atendimento nas diferentes especialidades, que poderão ser ampliadas para a psiquiatria. Todos esses serviços serão prestados por alunos supervisionados por seus professores.

A diretora do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Feevale, Caren Mello Guimarães, explica que a ampliação desta parceria deve beneficiar tanto os pacientes atendidos pela Liga quanto os alunos dos cursos da área da saúde. “A iniciativa oportunizará um atendimento interdisciplinar aos pacientes oncológicos por meio de cuidado integral, e ofertará aos estudantes variados conhecimentos para atuarem de forma integrada para a promoção do cuidado e a prevenção dos agravos aos pacientes oncológicos”, pontua.

A assistente social da Liga, Vera Lúcia Flores, afirma que a expectativa com a parceria é de conseguir atender em sua totalidade as necessidades dos pacientes vinculados à entidade. “Poderemos dar mais amplitude à nossa rede de atendimento e oferecer um cuidado mais completo, mais integral”, avalia.

Também participaram da reunião, representando a Universidade Feevale, a coordenadora do curso de Enfermagem, Maristela Peixoto, e a coordenadora do Cies, Paula Tonello. Representando a Liga, além de Vera, estiveram a coordenadora do departamento Educacional da entidade, Sara Metz Schmidt, e a coordenadora do departamento Assistencial, Derci Ivonete Trierweiler Cargnin.

As integrantes da entidade alertam que, apesar de o número de pacientes com câncer ter aumentado significativamente nos últimos anos, os novos cadastramentos junto à Liga diminuíram, principalmente em razão da falta de conhecimento sobre o trabalho realizado. Elas lembram que não apenas mulheres com câncer de mama podem procurar a organização, mas qualquer paciente com algum tipo de câncer, de baixa renda, que more em Novo Hamburgo. Mais informações podem ser obtidas por telefone (51 3036-1590) ou WhatsApp (51 99108-3518 e 51 99986-0222).

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.