Exposição de arte na Espanha tem participação da Universidade Feevale | Universidade Feevale

Exposição de arte na Espanha tem participação da Universidade Feevale

20/10/2022 - Atualizado 24/10/2022 16h04min

Além de contar com professores na organização, mostra apresenta trabalhos de artistas oriundos de mestrado da Instituição

vídeo-performance

Frame da vídeo-performance "Rotundamente negra", 2021, de Fernanda Rodrigues da Silva, Brasil

Abre, nesta quinta-feira, 20, na Universidade de Múrcia, na Espanha, a exposição Entre Tierras y Océanos: múltiples voces femeninas, que conta com organização dor professores da Universidade Feevale Daniel Conte e Laura Ribero Rueda e de Aurora Alcaide Ramírez, da instituição espanhola. A mostra acontece de forma paralela com o III Congreso Internacional Arte y Políticas de Identidad - Visualidades y narrativas de la resistência, do qual a Feevale também é parceira na organização.

A exposição reúne 16 obras artísticas realizadas de forma paralela, durante os anos de 2021 e 2022, por estudantes e egressos de ambas as universidades. Os participantes brasileiros são oriundos do Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais, já os espanhóis são estudantes do mestrado em Produção e Gestão Artística na Universidade de Múrcia. Essa ação interdisciplinar entre as instituições nasce da colaboração na área de pesquisa artística que as duas universidades realizam desde 2018.

A conexão se dá por meio do projeto de investigação Território Nômade, da Feevale, que, por sua vez, mantém um convênio com o grupo de investigação Arte e Políticas de Identidade, da Universidade de Múrcia, focado em estéticas migratórias transnacionais”, explica a pesquisadora Laura Ribero Rueda.

Sobre as obras

O objetivo da mostra Entre Tierras y Océanos é realizar uma reflexão a partir da arte e da poesia em resposta aos processos migratórios e de colonização. As 16 obras que a constituem são inspiradas em poemas de nove escritoras pertencentes ao Triângulo Atlântico. Trata-se de autoras de origem africana, americana e europeia que, em seus textos literários, abordam esses temas.

Os artistas brasileiros e espanhóis que participam da exposição são: Ariadny Amaral, Denise Azeredo, Amanda Becker, María Briones, María Esparza, Diego Gutiérrez Gambín, Paula Garcia Nieto, Karina Koch, Cristiane Lawall, Riano Marques, Rocío Nicolás, Virginia Perez Nieto, Alex Ramirez, Thais Reis, Fernanda Rodrigues e Walter Karwatzki. As obras realizadas reúnem várias linguagens artísticas, como vídeo performance, vídeo, pintura, fotografia e escultura.

Os poemas que inspiraram a realização das obras plásticas são obras de Deusa D’Africa, Shirley Campell, Conceição Evaristo de Brito, María Garal, Consuelo Hernández, Nancy Morejón, Peña Monje, Victoria Cruz e Ana dos Santos. Essas autoras são mulheres, poetisas, escritoras, contemporâneas ou clássicas, de diferentes épocas. Entre elas, há um vínculo que se estabelece pelas suas palavras, que expressam a força feminina no que tange à colonização, à periferia, ao racismo e à migração.

A relação entre arte e literatura foi a base para conceber esta atividade interdisciplinar, que se articula através de várias perspectivas, iniciada pelo mesmo grupo de curadores: Aurora Alcaide Ramírez e Laura Ribero Rueda. Ambas são artistas e professoras, com vários trabalhos de curadoria e com experiência em temas sobre estéticas migratórias. Daniel Conte é professor de literatura, poeta e especialista em literatura pós-colonial.

SERVIÇO

  • Exposição Tierras y Océanos: múltiples voces femeninas
  • Sala José Nicolás Almansa
  • Universidade de Múrcia, Espanha
  • Data de abertura: 20 de outubro
  • Visitação: até 18 de novembro
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.