Evento demonstra o potencial de Gravataí para a Economia Criativa | Universidade Feevale

Evento demonstra o potencial de Gravataí para a Economia Criativa

03/04/2024 - Atualizado 04/04/2024 13h24min

cristiano max Coordenador do PPG em Indústria Criativa da Feevale, Cristiano Max, durante o evento. Foto: Marsala Constant

Atividade foi realizada em conjunto pelos programas Inova RS e RS Criativo, do Governo do Estado, e pela prefeitura do Município

Nesta segunda-feira, 1º, aconteceu o evento Potenciais dos Setores Criativos de Gravataí – Economia Criativa, na Casa das Startups dos municípios. A atividade é o resultado da atuação do Grupo Técnico da Economia Criativa dos programas Inova RS e RS Criativo, das secretarias de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e da Cultura (Sedac) do Rio Grande do Sul. Na oportunidade, foram apresentados o Manual do Potencial Criativo dos programas Inova-RS e RS Criativo, e os dados do Mapeamento do Potencial Criativo de Gravataí, pelos técnicos da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict) e de Governança, Comunicação e Cultura (SMGCC) do município.

Também foi realizado um workshop de apresentação da metodologia, conforme manual do potencial criativo, avaliação e análise de dados. Quatro grupos elaboraram propostas para a economia criativa, com preenchimento de matriz Swot (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) nas áreas de cultura, tecnologia, criações funcionais e mídia, havendo, ao final, uma rodada de apresentações das propostas. Ao final, foi redigida uma carta com as propostas apresentadas pelos quatro grupos, a fim de promover a importância da economia criativa em Gravataí.

Empregos na área criativa pagam mais que a média

A Lei 4409/2021 estabelece a Política Municipal de Incentivo à Economia Criativa em Gravataí, e a economia criativa envolve mais de 1.074 empresas no município (2,37% do total). O setor gera mais de 10 mil postos de trabalho formal em Gravataí, que representam 3,65% do emprego na cidade, com média salarial de R$ 3.590,00 (26,18% a mais que a média salarial geral).

Em relação à distribuição das atividades por bairros, o Centro concentra a maioria delas, com 132 atividades. As atividades foram classificadas nas áreas de: Mídia (212), Criações Funcionais (616), Cultura (153) e Tecnologia (671). Já sobre o ensino, a área da economia criativa que possui curso de graduação presencial na cidade é a de tecnologia, representando 27% dos cursos disponíveis.

Estímulo ao ecossistema inovador

Segundo o prefeito Luiz Zaffalon, o evento trouxe à tona a questão da organização econômica, vital na gestão pública no cenário atual. “Todos os dias, temos desafios de organizar a economia da cidade, criar condições para que as pessoas consigam botar as suas ideias e fazer isso virar dinheiro, economia e emprego”, destaca.

Na opinião da coordenadora de Inovação da Smict Paula Tarrasconi e mestre em Indústria Criativa pela Universidade Feevale, a atividade foi de extrema importância para conectar e impulsionar os setores da Economia Criativa na cidade, região e no estado. “Apresentamos a marca Gravataí Criativa, criada para potencializar os setores da Economia Criativa na cidade e região, de modo a fortalecer o ecossistema de inovação e a sustentabilidade. Esperamos que o evento tenha gerado insights, conexões e ações para fortalecer a criatividade e inovação em Gravataí”, ressalta.

“O Mapeamento do Potencial Criativo Municipal é destinado ao estímulo do ecossistema municipal inovador, criativo e sustentável, sendo impulsionado pelo grupo de trabalho da área estratégica de economia criativa, integrando o programa Inova RS na Região Metropolitana e Litoral Norte, juntamente com as equipes municipais”, explica a gestora de Inovação e Tecnologia do Programa Inova RS, Rosangela Maraschin.

Estiveram presentes, ainda: Robson Andrei, secretário adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia; Leandro Ferreira, secretário Municipal de Governança, Comunicação e Cultura; Rodrigo Silva, diretor de Departamento de Publicidade da Secretaria de Governança, Comunicação e Cultura; Germana Konrath, diretora do Departamento de Artes e Economia Criativa da Secretaria da Cultura do RS; Everaldo Daronco, diretor do Departamento Ambientes de Inovação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS; e Cristiano Max, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Indústria Criativa da Universidade Feevale.

O evento foi promovido pela Prefeitura de Gravataí, por meio das secretarias de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict) e de Governança, Comunicação e Cultura (SMGCC), com apoio do Governo do Estado, por meio do programa Inova RS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e do programa RS Criativo, da Secretaria de Cultura (Sedac). O Manual do Potencial Criativo pode ser acessado no site gravatai.atende.net/subportal/economia-criativa.

Sobre o Inova RS

Desenvolvido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, em parceria com representantes da quádrupla hélice da inovação de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, o Inova RS quer que o Estado seja, até 2030, referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local. Para isso, busca estimular o investimento em inovação tecnológica para potencializar o crescimento do Estado e para torná-lo um lugar capaz de gerar, reter e atrair empreendedores, negócios e investimentos intensivos em conhecimento. O Estado está dividido em oito ecossistemas de inovação: regiões Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Noroeste e Missões; Produção e Norte; Serra e Hortênsias; e Vales. A diretora de Inovação da Universidade Feevale, Daiana de Leonço Monzon, é coordenadora do comitê estratégico do Inova RS da Região Metropolitana e Litoral Norte.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.