Estudante de Artes Visuais realiza projeto sobre conscientização do uso da água | Universidade Feevale

Estudante de Artes Visuais realiza projeto sobre conscientização do uso da água

15/01/2021 - Atualizado 16h13min

Liz Lima cursa a licenciatura no polo da Feevale Digital na China

água

A acadêmica do curso de licenciatura em Artes Visuais da Universidade Feevale, Liz Lima, que realiza a graduação no polo da Feevale Digital na China, promoveu uma ação, nas últimas semanas, com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental da OX TLC International School, em Dongguan. O Projeto de Água teve como objetivo conscientizar os estudantes sobre a falta de água e mobilizá-los a confeccionar obras de artes para venda e arrecadação de fundos para um projeto social.

Para introduzir o atividade, a acadêmica apresentou aos alunos o livro A Long Walk to Water, da autora Linda Sue Park, instigando a reflexão de um assunto tão importante e atual. Em parceria com o professor de língua inglesa, Jason Fisher, Liz apresentou vídeos sobre a autora e, a partir disso, os estudantes criaram marcadores de páginas e quadros com frases de conscientização, utilizando técnicas de pintura à base de água – tintas aquarela e acrílica.

Após a produção, os produtos foram comercializados e todo o valor arrecadado foi doado a um projeto citado no livro, chamado Water for South Sudan. Essa organização presta serviços sustentáveis de qualidade de vida para o povo do Sudão do Sul, fornecendo acesso eficiente a água limpa e segura, melhorando as práticas de higiene e saneamento em áreas de grande necessidade.

“Queremos desenvolver a conscientização dos alunos referente aos problemas reais existentes em nossas sociedades, conectando os ensinos acadêmico, social, físico e espiritual com a realidade”, destaca Liz.

A direção da escola estimula a interdisciplinaridade. Mesmo ambos professores sendo novos na escola, tivemos essa ideia em conjunto e foi uma experiência muito interessante”, complementa a acadêmica.

A professora do curso de Artes Visuais, Caroline Bertani da Silva, explica que projetos como o que Liz realizou são de extrema relevância para a educação, pois mostram que arte vai muito além da expressão.

A arte, por si só, é uma área de conhecimento interdisciplinar, que viabiliza essas múltiplas conexões e abordagens. A interdisciplinaridade, a interculturalidade e a diversidade são aspectos constantemente abordados no curso, transpassando os componentes curriculares e promovendo a formação de educadores conectados com a contemporaneidade”, ressalta.

Liz afirma que os conhecimentos adquiridos até o momento têm auxiliado muito no seu crescimento profissional e pessoal. “Sou extremamente grata por todo o incentivo que venho recebendo de todos os professores. A praticidade do polo da Feevale na China tem facilitado a continuação dos nossos estudos a distância, pois somos mais de 43 alunos aqui e tínhamos trancado a faculdade para podermos morar fora. Essa oportunidade de voltar a estudar é de suma importância nos dias atuais, pois a exigência por excelência aumenta a concorrência no mercado de trabalho em todas as áreas”, finaliza Liz.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.