Encontro cultural indígena proporciona experiência intercultural | Universidade Feevale

Encontro cultural indígena proporciona experiência intercultural

04/05/2022 - Atualizado 16h10min

Acadêmicos da Universidade Feevale participaram da atividade promovida pela comunidade Kaingang Por Fi Ga


encontro indígena

Nos dias 28 e 29 de abril, a comunidade Kaingang Por Fi Ga, localizada em São Leopoldo, realizou o Encontro de Atividade Cultural Indígena Kairu e Kamé. As atividades contaram com a participação de alunos e alunas do Mestrado Profissional em Indústria Criativa e do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale. As ações dos estudantes, que tiveram como foco a experiência intercultural, foram organizadas pelo projeto social Múltiplas Leituras: povos indígenas e etnodesenvolvimento.

Na ocasião, os acadêmicos acompanharam o preparo de comidas típicas, apresentação de grupos de danças, danças de resistência pela terra indígena, cerimonial de pajelância, com queima de ervas medicinais, e feira de artesanato – que é a principal fonte de renda da comunidade.

A partir de ações como essa, podemos entender como a extensão universitária propicia momentos sensíveis e reflexivos que contribuem para a diminuição do preconceito em relação aos povos indígenas e, nessa medida, consolida o compromisso da Feevale com a pluralidade e a diversidade cultural”, afirma o líder do projeto, professor Norberto Kuhn Junior.

Saiba mais

O Encontro de Atividade Cultural Indígena Kairu e Kamé recebeu, de 28 a 30 de abril, todos os povos da região metropolitana e serra gaúcha, além das comunidades Xokleng, Guarani e Charruas, para um grande momento de confraternização e resgate cultural, com jogos, danças e rituais. O evento contou com o apoio da Universidade Feevale.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.