Egressos da Feevale são semifinalistas do XXII Prêmio Arte na Escola Cidadã | Universidade Feevale

Egressos da Feevale são semifinalistas do XXII Prêmio Arte na Escola Cidadã

19/07/2021 - Atualizado 15h54min

Concurso é realizado pelo Instituto Arte na Escola (IAE) e o resultado será divulgado em novembro

arte na escola

Sete egressos do curso de Artes Visuais da Universidade Feevale compõem o grupo de semifinalistas do XXII Prêmio Arte na Escola Cidadã. O concurso é realizado, desde o ano 2000, pelo Instituto Arte na Escola (IAE), com o objetivo de reconhecer, revelar e dar visibilidade a projetos desenvolvidos por professores de Artes em exercício. Os artistas graduados pela Feevale e que foram selecionados para a terceira fase são: Cristina Maria Daudt Zeni, Denis Luizardo Barbosa Bueno, Eva Monalisa Quadro, Guadalupe da Silva Vieira, Márcia Astolfi Pagano, Liana Virginia Kunrath Machado e Sheila de Carvalho.

A 22ª edição do prêmio fará um mapeamento de trabalhos desenvolvidos em escolas das cinco regiões do país, para identificar projetos que mobilizam alunos, escola e comunidade por meio da Arte. Participam do concurso professores que desenvolveram projetos envolvendo uma ou mais linguagens artísticas (música, teatro, artes visuais, dança), no ano de 2019 ou 2020, em escolas de ensino regular, públicas ou particulares, de todo o território nacional. O Polo Feevale Arte na Escola contabiliza sete Prêmios Arte na Escola Cidadã, em nível nacional, sendo um dos polos mais premiados do Brasil.

O XXII Prêmio Arte na Escola Cidadã é dividido em cinco categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano), Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos – EJA. O resultado será divulgado em novembro e o vencedor de cada categoria será premiado com 10 mil reais em dinheiro. Já as escolas ganhadoras ganharão equipamentos digitais e tanto os professores vencedores quanto suas escolas receberão certificado de premiação e troféu exclusivo.

A professora do curso de Artes Visuais da Feevale, Caroline Bertani da Silva, que atua no Polo Feevale Arte na Escola, destaca que uma das características dos projetos é a relação com a comunidade escolar e a interdisciplinaridade, conectando a arte com diferentes áreas do conhecimento e com questões sociais, pertinentes ao nosso cotidiano.

Termos um número significativo de egressos dos cursos de Artes Visuais (licenciatura e bacharelado) na terceira etapa do prêmio reafirma o compromisso da Instituição com o desenvolvimento regional, que parte de uma educação de qualidade e do acesso à cultura”, ressalta.

Sobre o polo
O Polo Feevale Arte na Escola é um dos 38 polos da Rede Nacional do Instituto Arte na Escola (IAE), criado pela Fundação Iochpe, em 1989, tendo como missão incentivar e qualificar o ensino da arte. O projeto visa organizar ações que concretizem esse objetivo, por meio de grupos de estudos, Prêmio Arte na Escola Cidadã, midiateca, cursos, assessorias a escolas e professores, oficinas, visitas culturais, ciclos de vídeo/DVD e compartilhamento de pesquisas nas áreas de Arte e Educação.

A Universidade Feevale, que é sede do Polo Feevale, possui em sua biblioteca centenas de catálogos, reproduções e livros na Biblioteca Feevale, no Câmpus I. Esse mesmo acervo disponibiliza 160 DVDs de arte brasileira, todos acompanhados de material educativo.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.