Disciplina promove internacionalização entre alunos do Brasil, Peru e Alemanha | Universidade Feevale

Disciplina promove internacionalização entre alunos do Brasil, Peru e Alemanha

04/03/2022 - Atualizado 16h41min

Componente curricular, ministrado em inglês, conecta alunos da Feevale e do exterior em ambiente de aprendizagem multicultural

Internacionalização e culturas

A Universidade Feevale está ofertando, pela primeira vez, um componente curricular ministrado em inglês, que acontece simultaneamente no Brasil, no Peru e na Alemanha. A disciplina de Internacionalização e Culturas - que antes era ofertada, apenas, para alunos da Instituição e em português - aborda conceitos de globalização e internacionalização com enfoque em diálogos multiculturais. As aulas são ministradas pela professora e diretora de Relações Internacionais e Institucionais da Feevale, Paula Casari Cundari.

Participam das aulas 12 alunos peruanos, oriundos do Instituto Toulouse Lautrec, quatro alemães, da IST University of Applied Sciences, e sete brasileiros, da Universidade Feevale. Os acadêmicos estrangeiros assistem às atividades de forma virtual e os brasileiros comparecem presencialmente no Câmpus II da Instituição.

Os encontros visam propiciar conhecimento das relações internacionais, a partir de uma abordagem sistêmica das tendências econômicas, tecnológicas, sociais e culturais. Para Paula, a integração global possibilita trocas reais e diferentes perspectivas culturais sobre o mundo.

Vivemos em transformação e estamos em um momento de reconexão após dois anos de ensino remoto. Muitas das práticas com as quais tivemos que nos adaptar em meio à pandemia serão incorporadas em nosso cotidiano, como a ampliação dos ambientes de aprendizagem e práticas inovadoras, integrando comunidades acadêmicas, em outras interpretações de tempo e espaço ”, ressalta.

Salles Maiolli Junior, acadêmico do 1º semestre do curso de Jornalismo, conta que a disciplina o pegou de surpresa, por ser em uma língua estrangeira, mas que, logo após a primeira aula, já se sentiu seguro.

Está sendo ótimo poder conhecer colegas estrangeiros e saber mais de seus países e regiões, sem falar de suas características e gostos pessoais; vejo que são pessoas esforçadas só por aceitarem um desafio como esse. É uma oportunidade que vale a pena pelo fato de poder estudar em um ambiente totalmente estrangeiro”, destaca.

As aulas são realizadas de forma expositiva, com interpretação do referencial teórico, mediação do professor e utilização de metodologias ativas de aprendizagem. Além disso, serão realizados seminários, aulas com as universidades parceiras, análise de cases com mentoria e execução de atividades conjuntas com a participação de professores visitantes e alunos internacionais.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.