Dia da Árvore: entenda a importância da preservação | Universidade Feevale

Dia da Árvore: entenda a importância da preservação

21/09/2022 - Atualizado 26/09/2022 10h

Data é celebrada no dia 21 de setembro

Árvore

No dia 21 de setembro é celebrado o Dia da Árvore, data criada para incentivar a discussão acerca do desmatamento e da importância da preservação. Segundo dados do Mapbiomas Brasil, o bioma brasileiro teve uma redução de 13% da vegetação nativa entre os anos de 1985 e 2021. O bioma Pampa, cuja ocorrência no Brasil é restrita ao estado do Rio Grande do Sul, é o bioma que mais teve perda neste período, chegando a quase 30% de perda de vegetação nativa.

Segundo Danielle Martins, professora da Universidade Feevale e coordenadora do projeto social Laboratório de Vulnerabilidades, Riscos e Sociedade (LaVuRs), o estado do Rio Grande do Sul passou de 35% para 50% de área antropizada em um período de 36 anos. “As áreas antropizadas têm como característica a alteração das características naturais da vegetação. Modificações como a instalação ou expansão de cidades podem resultar em enchentes e problemas de aquecimento. Onde há a remoção de vegetação, se nota o aumento da temperatura do local”, explica.

Um dos principais fatores que levam ao desmatamento no Brasil é a pecuária, que demanda grandes áreas de pastagem. Danielle explica que é fundamental que os consumidores procurem saber de onde vêm os alimentos e produtos que consomem. “Saber se os produtos que estamos consumindo são de áreas licenciadas ou de áreas de desmatamento irregular é muito importante, pois somos nós, consumidores, que impulsionamos a produção”, ressalta.

Danielle ressalta que, para preservar a vegetação, é necessário conciliar o comportamento individual e as políticas públicas de gestão ambiental. “As principais maneiras para a preservação são os planos de arborização urbana, orientação de plantio adequado, incentivo no cultivo de vegetação, controle da atividade pecuária e penalização do desmatamento irregular”, explica.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.