Dengue: resultado do último levantamento aponta que é hora de prevenir | Universidade Feevale

Dengue: resultado do último levantamento aponta que é hora de prevenir

31/01/2023 - Atualizado 12h37min

dengue

Participação da população é fundamental para eliminar os focos do Aedes aegypti

O último Levantamento Rápido de Índice para o Aedes aegypti – LIRAa, realizado pela Universidade Feevale durante o mês de janeiro, classifica Novo Hamburgo como “em iminente perigo à saúde pública”. O Ministério da Saúde caracteriza os municípios segundo o seu Índice de Infestação Predial (IIP), em que índices inferiores a 1% são considerados em condições satisfatórias; de 1% a 3,9%, em iminente perigo à saúde pública; e superiores a 3,9%, com risco de surto de dengue ou outra doença relacionada ao Aedes aegypti. O atual levantamento no município obteve um IIP de 1,1%. Em comparação ao LIRAa realizado no mesmo período em 2022 (IIP 4,9%), o índice encontrado é mais satisfatório, no entanto, evidencia que o mosquito ainda está presente em muitos imóveis da cidade.

“Historicamente, o pico da proliferação do mosquito ocorre nos meses de março e abril. Então, a partir dos dados do LIRAa, fica evidenciado que agora é a hora de agirmos preventivamente para evitarmos uma infestação logo ali na frente. A Universidade Feevale e a prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mantêm o Projeto de Combate e Prevenção à Dengue, mas a participação da população é fundamental. Por isso, peço que realizem uma vistoria em suas casas e eliminem possíveis focos do mosquito. São medidas bem simples, mas que ajudam na prevenção da doença”, explica o secretário de Saúde, Marcelo Reidel.

O LIRAa aprontou que 57% dos focos encontrados de Aedes aegypti nas casas estão concentrados em locais como pratos para vasos de flor, baldes para coleta de água ou recipientes que estão sendo utilizados em alguma função. Outros 29% dos focos foram localizados em depósitos fixos de resíduos nos pátios. Outro ponto de foco que chamou a atenção no levantamento é que 8% estavam em depósitos naturais, principalmente, em bromélias.

O município registra um caso confirmado de dengue em 2023. Trata-se de um homem, de 25 anos, morador do bairro São Jorge. Nesta terça-feira, 31, foi realizada a aplicação de inseticida na região. Os moradores da localidade foram avisados da ação.

Medidas de prevenção precisam de auxílio da população

A mobilização de toda a comunidade é necessária para impedir a proliferação do Aedes aegypti. É necessário vistoriar a moradia semanalmente e realizar ações que auxiliam na eliminação dos focos do mosquito, como:

  • Tampar os tonéis e caixa d’água
  • Deixar ralos limpos e com aplicação de tela. Colocar água sanitária nos ralos e em locais onde não seja possível alcançar para esvaziar
  • Manter as calhas sempre limpas
  • Deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo
  • Manter lixeiras bem tampadas
  • Eliminar ou preencher pratos de vasos de plantas com areia
  • Limpar com escova ou bucha os potes de água para animais
  • Retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa
  • Semanalmente, renovar a água das bromélias com jato da mangueira

Sobre o vetor

O Aedes aegypti tem, em média, menos de um centímetro, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo. O mosquito costuma ter sua circulação intensificada no verão, em virtude da combinação da temperatura mais quente e chuvas. Para se reproduzir, precisa de locais com água parada. Por isso, o cuidado para evitar a sua proliferação busca eliminar esses possíveis criadouros, impedindo o nascimento do mosquito.

Sintomas da dengue

Os sintomas de dengue incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais. A orientação é para que a população procure a unidade ou serviço de saúde mais próximo de sua residência assim que surgirem os primeiros sintomas.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.