Congresso Internacional de Diálogos Interdisciplinares integra pesquisadores e acadêmicos | Universidade Feevale

Congresso Internacional de Diálogos Interdisciplinares integra pesquisadores e acadêmicos

14/09/2023 - Atualizado 19h

Evento, que conta com palestrantes internacionais, segue até sexta, dia 15

Abertura Cidi

Pesquisadores, professores e acadêmicos se reuniram nesta quarta-feira, 13, na Universidade Feevale, para a abertura do IV Congresso Internacional de Diálogos Interdisciplinares (Cidi). O evento segue até sexta-feira, 15, no Salão de Atos do Câmpus II, tendo como temática Territórios, Territorialidades e Identidades Contemporâneas. O reitor da Instituição, Cleber Prodanov, destacou a importância da disseminação do conhecimento. “A integração entre os pesquisadores e a interdisciplinaridade são a essência de eventos como esse. A ciência tem que conversar. Se nós não conversamos entre nós, não poderemos conversar com quem não entende a ciência. O conhecimento não é isolado, ele é cada vez mais transversal”, pontuou.

Também estiveram presentes, na abertura, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Fernando Spilki; a coordenadora do Cidi, Juracy Saraiva; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais, Daniel Conte; além dos coordenadores dos PPGs em Qualidade Ambiental e em Diversidade Cultural e Inclusão Social e do mestrado em Indústria Criativa, Daniela de Quevedo, Rosemari Martins e Cristiano Max Pereira Pinheiro, respectivamente.

O Cidi busca promover o encontro entre pesquisadores, estudantes de pós-graduação stricto sensu, professores e acadêmicos de diferentes áreas, para que possam refletir, de forma interdisciplinar, sobre o desenvolvimento da pesquisa científica na mediação das relações sociais.

Evento conta com palestras internacionais

Dentre os palestrantes do evento, destacam-se professores, autores e profissionais estrangeiros. Michel Maffesoli, da Université Paris-Descartes, palestrou por meio de webconferência, na quarta-feira, durante a abertura. Na quinta, David Vale, da Escola de Arquitetura da Universidade de Lisboa, discorreu na palestra Cidades sustentáveis, resilientes e inclusivas. Recentemente, o PPG em Qualidade Ambiental da Feevale firmou convênio com o Programa de Doutoramento em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

Já na sexta-feira, às 16h30min, Paula Trujillo, da plataforma Conexiones Creativas, falará no painel Indústria Criativa, Políticas Públicas e Territórios Criativos. Antes da palestra, ela participará de um tour pelo bairro Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo, onde conhecerá a Fundação Ernesto Frederico Scheffel, o Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser, o Ariadne Decker Atelier de Arte, a Secretaria de Cultura de Novo Hamburgo e o Museu Nacional do Calçado – MNC. Ainda na sexta, o encerramento ficará sob responsabilidade de Sidney Chalhoub, da Universidade Harvard, às 19h30min. Via webconferência, ele apresentará a palestra Cidade, Doença e Literatura.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.