Bolsistas da Feevale em Portugal são vencedores de competição no IPL | Universidade Feevale

Bolsistas da Feevale em Portugal são vencedores de competição no IPL

04/10/2019 - Atualizado 15h14min

Hackathon Leiria

Mirella Hennemann e Gustavo Nienov integram o projeto de pesquisa em Livros Multissensoriais

Os alunos Mirella Hennemann e Gustavo Nienov, bolsistas da Universidade Feevale no âmbito do projeto SENSeBOOK – Livros Multissensoriais, do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, integraram uma das equipes vencedoras do Hackathon 100% IN, do Instituto Politécnico de Leiria, em Portugal. A atividade, que aconteceu entre 30 de setembro e 1º de outubro, consistiu de uma maratona criativa de 24 horas com o objetivo de promover o desenvolvimento de propostas tecnológicas criativas e inovadoras para a inclusão integral de estudantes com necessidades educativas especiais. Os estudantes da Feevale participaram na categoria Comunicação e Marketing.

De acordo com Mirella, estudante de Design, sua equipe propôs uma campanha de comunicação para sensibilizar a comunidade educativa, tendo como base a empatia, a partir da sensação de usar os sapatos alheios. Com esse conceito, foram criados projetos de materiais gráficos e um vídeo. Para Mirella, foi uma experiência única, que a marcou e que ela vai levar para a vida toda, e na qual a equipe toda – da qual conhecia apenas dois integrantes, incluindo Nienov, colega de bolsa – se empenhou. “Foi muito importante ter visto todas as equipes empenhadas em desenvolver soluções para a inclusão social. Mais uma vez, me peguei pensando como o Design é essencial para o desenvolvimento de ideias para a inclusão. Desde que estou no projeto SENSeBOOK, esse questionamento tem sido constante na minha vida, pois não consigo mais pensar em soluções que não visem à inclusão. A experiência só reforçou tudo isso e me mostrou, mais uma vez, que o Design é e pode ser uma ferramenta de inclusão social”, afirma.

Regina

Para a coordenadora da pesquisa SENSeBOOK – Livros Multissensoriais, Regina Heidrich, o fato de alunos vencerem um concurso internacional mostra a competência e o nível dos cursos de Design da Feevale, bem como a importância de bolsas como as do projeto. “Assim, os acadêmicos que se destacam na Universidade e aproveitam a oportunidade quando estão fora do país, representam bem o Brasil, a Universidade e o projeto de pesquisa de que participam. Isso me deixou muito satisfeita e estou muito feliz!”, comemora. Os acadêmicos ganharão, cada um, um Vale Politécnico de Leiria, além de uma certificação.

Sobre o projeto SENSeBOOK – Livros Multissensoriais

Realizado pela Universidade Feevale e pelo Instituto Politécnico de Leiria, de Portugal, o projeto prevê intercâmbio entre os dois países, nas modalidades graduação e doutorado sanduíche, e pretende desenvolver uma metodologia para a criação de kits de livros multiformato, ou seja, de leitura multissensorial. Por meio do Design Inclusivo – definido como o desenvolvimento de produtos e de ambientes que permitam a utilização por pessoas de todas as capacidades – acadêmicos e bolsistas desenvolvem livros com uma série de recursos, como texturas, sons, contrastes, símbolos, fontes adaptadas e braile.

Os livros multissensoriais são baseados em tecnologias de informação e comunicação, estratégias de adaptação audiovisual e de comunicação alternativa. O projeto tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.