Assembleia Pública Regional do Consinos acontece dia 23 de setembro | Universidade Feevale

Assembleia Pública Regional do Consinos acontece dia 23 de setembro

16/09/2021 - Atualizado 10h31min

consulta popular

A Assembleia Pública Regional do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) do Vale do Rio dos Sinos - Consinos, segunda etapa do processo da Consulta Popular, ocorrerá no dia 23 de setembro, às 14h30min, de forma híbrida, no auditório do prédio Azul, localizado no Câmpus II da Universidade Feevale. O evento tem a finalidade de desencadear, oficialmente, a Consulta Popular 2021 – orçamento estadual 2022. Conforme medidas de segurança para prevenção à Covid-19 e para respeitar os protocolos vigentes, a Assembleia também poderá ser acompanhada de forma remota, pelo link meet.google.com/ibm-ebpn-krz.

Participará do encontro a equipe do Departamento de Articulação Regional e Participação (Darp), da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) do Governo do Estado do RS, a qual fornecerá informações sobre o aplicativo Colab e apresentará o passo a passo da Consulta Popular 2021/2022. Além disso, nesta etapa deverá ser constituída a Comissão Regional da Consulta Popular 2021, será definido o cronograma das Assembleias Públicas Municipais e/ou Microrregionais e/ou Regional e o limite de categorias/áreas temáticas que constarão na cédula de votação, bem como serão debatidos assuntos gerais.

Para a Consulta Popular deste ano, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul destinou R$ 30 milhões. O Consinos terá o valor de R$1.114.286,00 para serem aplicados em projetos de desenvolvimento regional eleitos pela comunidade em votação 100% digital.

Sobre a votação da Consulta Popular 2021

A votação da Consulta Popular 2021 acontecerá de forma totalmente virtual de 22 a 30 de novembro, por meio do aplicativo Colab e pelo site consultapopular.rs.gov.br. Será eleita a proposta com maior número de votos, e cada cidadão poderá votar, apenas, uma vez. De acordo com a presidente do Consinos, Tânia Terezinha da Silva, ficou estabelecido junto à SPGG/Darp que, para este ano, serão apresentados na cédula de votação somente três projetos, podendo a comunidade regional escolher somente um para serem aplicados os recursos que o Corede terá à sua disposição.

A Consulta Popular é uma conquista da sociedade gaúcha absolutamente democrática e inclusiva, e seu objetivo é fortalecer o desenvolvimento regional, valorizando demandas que ampliam o crescimento econômico, a ciência e a inovação, em áreas como agricultura, infraestrutura e turismo”, afirma Tânia.

Aplicativo Colab

O passo a passo para fazer o download e cadastro no aplicativo Colab, bem como para submissão das propostas, está disponível no site do Consinos: www.consinos.org.br, na aba Documentos.

Saiba mais

O Consinos, um dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, é composto por 14 municípios do Vale do Sinos: Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul. Trata-se de um fórum de discussão e decisão a respeito de políticas e ações que visem promover o desenvolvimento local e regional. Mais informações podem ser obtidas no site www.consinos.org.br e no Facebook do Consinos.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.