Artigo de professoras da Universidade Feevale é publicado em revista espanhola | Universidade Feevale

Artigo de professoras da Universidade Feevale é publicado em revista espanhola

18/01/2024 - Atualizado 14h25min

Texto aborda exposição inclusiva no Museu Nacional do Calçado, organizada por alunos do curso de Moda em homenagem à estilista Zuzu Angel

museu

A sexta edição da Indumenta, revista anual e digital do Museu do Traje, localizado em Madri, na Espanha, traz um artigo das professoras Claudia Schemes e Renata Fratton Noronha, da Universidade Feevale. A publicação, que tem como foco a relação que os museus e a moda estabeleceram nas últimas décadas, reúne 15 artigos de estudiosos da história do vestuário, da moda e de outros aspectos relacionados à tecnologia, design e sociologia do vestuário.

O artigo Moda, museu e inclusão: reflexões acerca de uma exposição em homenagem a Zuzu Angel no Museu Nacional do Calçado (MNC) traz o relato de uma experiência multidisciplinar que contou com a participação de alunos do curso de Moda da Universidade Feevale e buscou incluir o público deficiente visual. A estilista Zuzu Angel foi homenageada e criações sensoriais inspiradas em suas criações foram expostas ao lado de peças de acervo.

As autoras do artigo explicam que a exposição, organizada por alunos da disciplina de História da Moda Brasileira, do curso de Moda da Instituição, levou em consideração a trajetória da estilista Zuzu Angel (1921-1976) para o desenvolvimento de criações que fossem acessíveis ao público deficiente visual. “A exposição reforça a vocação do Museu como espaço democratizante, inclusivo e polifônico e, também, a conscientização para a acessibilidade museológica, assim como a integração de pessoas com deficiência”, afirmam Claudia e Renata. A revista Indumenta pode ser acessada, gratuitamente, em cultura.gob.es/mtraje-indumenta.


Sobre o MNC

Situado no Câmpus I da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, o Museu Nacional do Calçado (MNC) conta com um vasto acervo que ajuda a contar a história do setor coureiro-calçadista, fundamental para o desenvolvimento econômico da região do Vale do Sinos.

Até o dia 30 de janeiro o Museu está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h. A partir do dia 31, o horário será das 9h15min às 11h30min e das 14h às 17h (a partir do dia 12/02, até as 18h). Nos sábados ou em outros horários, as visitas podem ser feitas mediante agendamento pelo telefone (51) 3584-7101. A entrada é gratuita.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.