Apresentadas as startups que serão aceleradas pelo BRDE Labs | Universidade Feevale

Apresentadas as startups que serão aceleradas pelo BRDE Labs

26/08/2021 - Atualizado 15h17min

BRDE Labs talk

Programa, realizado pelo BRDE em parceria com a Universidade Feevale, auxiliará na gestão e na estruturação das startups

As startups do Rio Grande do Sul que terão o seu desenvolvimento acelerado na segunda edição do programa BRDE Labs foram apresentadas nesta quinta-feira, 26. A iniciativa é do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) em parceria com a Universidade Feevale que, por meio do Feevale Techpark, será responsável pela metodologia e a condução dos trabalhos do programa em 2021.

A apresentação das startups aconteceu em um talk com participação do governador Eduardo Leite; do reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov; do secretário de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb; e da presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Leany Lemos. Com mediação da diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon, o evento foi transmitido do Hub One Porto Alegre, unidade do Feevale Techpark na capital do Rio Grande do Sul.

Daiana abriu o evento afirmando que, ao final dos quatro meses de aceleração, “teremos startups mais inovadoras, competitivas e um ecossistema ainda mais forte”. Em seguida, a diretora-presidente do BRDE, Leany Lemos agradeceu pela confiança, autonomia e diretriz que o Governo do Estado deu à instituição para poder inovar e olhar pra futuro.

O BRDE tem na sua missão o desenvolvimento econômico e social e o apoio às políticas públicas, portanto, não podíamos deixar de fazer as duas coisas ao mesmo tempo. A Universidade Feevale é uma parceira neste processo e nos auxiliará no desenvolvimento desse ecossistema”, afirmou Leany.

Em seguida, o secretário Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, ressaltou a importância de projetos como o BRDE Labs, pois demonstra a força das conexões dos múltiplos atores do ecossistema.

A ideia de cooperação e de construção é fundamental, pois os inovadores aprendem o conhecimento uns dos outros, em prol dos seus negócios. É um conceito que faz com que todos cresçam juntos e que a economia apresente resultados mais acelerados”, disse Lamb.

O reitor Cleber Prodanov lembrou do papel da Universidade no processo que congrega as instituições e ecossistemas para promover a inovação.

O conhecimento chega por meio da inovação, do movimento de empresa, da renda, de uma sociedade muito mais harmônica e, principalmente, com uma visão de futuro. E o futuro se faz com universidades fortes, pesquisas científicas, transferência de conhecimento, ecossistemas de inovação e com cooperação, principalmente na chamada tríplice hélice, parceria entre governos, universidades e empresas. Que possamos fazer parte deste processo de criação, aceleração e transformação de empresas. Nós somos uma universidade do século XXI para pessoas do século XXI e isso passa muito pelo conhecimento”, declarou Prodanov.

O governador Eduardo Leite encerrou o talk citando o lema que guia o Governo do Estado: “novas façanhas”.

Em primeiro lugar, para o RS parar de discutir a crise. Queremos falar de soluções, do que pode mover o RS para o futuro. A gente olha para o passado com orgulho do que fizemos, mas também para o presente com orgulho do que estamos fazendo, dos ecossistemas de inovação, das nossas universidades, do capital humano que esse Estado tem e, a partir disso, das perspectivas e do futuro que a gente consegue enxergar. Por isso que a diretriz de governo, incluindo o BRDE, é de ser alavanca para potencializar e dar escala à inovação que vem da sociedade, de forma a gerar mais emprego, renda, movimentação da nossa economia e melhoria de vida da população”, completou Leite.

Aceleração em quatro meses

BRDE Labs 2

O programa selecionou 15 projetos do Rio Grande do Sul nas áreas de saúde, tecnologia da informação, agronegócio, IoT e Indústria 4.0, dos quais 14 participarão do processo de aceleração no Feevale Techpark. Voltado à aceleração de startups, o BRDE Labs tem como foco a gestão e a estruturação das empresas, de forma a alavancar recursos futuros ou parcerias que contribuam para o seu êxito operacional.

A etapa de aceleração, que corresponde à terceira fase do programa, vai se iniciar no dia 31 de agosto e terminará em 21 de dezembro deste ano, durante o evento BRDE Labs Demoday. Durante esse período de quatro meses, as startups serão contempladas com as fases de validação, product market fit, go to market, crescimento e monitoramento e mentorias, além de mentoria com especialistas, workshops de monitoramento e desenvolvimento, conexões e networking e infraestrutura de apoio no Hub One Porto Alegre. Ao final do processo, os cinco melhores projetos acelerados receberão premiação em dinheiro.

No Rio Grande do Sul, além do Feevale Techpark, selecionado pelo BRDE para executar o trabalho junto às startups, cinco empresas parceiras do banco participarão da aceleração como âncoras: CCGL, Coagrisol, Fida, Santa Casa de Porto Alegre e Xalingo. As empresas contribuem com suas experiências para mentorar e propor desafios que possam ser solucionados pelos participantes, uma prática já consolidada no mercado e um dos aspectos mais relevantes do programa.

Sobre o Hub One Porto Alegre

A aceleração das startups selecionadas pelo Programa BRDE LABS ocorrerá de forma híbrida, ou seja, on-line e com possibilidade de encontros presenciais na unidade do Feevale Techpark em Porto Alegre (Rua Cândido Silveira, 198, Bairro Auxiliadora). Trata-se de um espaço que integra universidade e empresas para a criação de produtos diversificados e soluções conectadas com o mercado. O Hub One Porto Alegre é compartilhado com parceiros estratégicos para gerar negócios, fomentar projetos e desenvolver tecnologias, potencializando a cultura de inovação.

Sobre as startups selecionadas

Das 66 propostas inscritas, foram selecionados 15 projetos das áreas de saúde, tecnologia da informação, agronegócio, IoT e Indústria 4.0, dos quais 14 participarão do processo de aceleração. Saiba mais sobre cada um deles:

  • 2metric: desenvolve um dispositivo que, por meio da medição de energia, identifica padrões de qualidade na água, permitindo o seu monitoramento em tempo real.
  • Agidesk: plataforma SaaS com modelo de receita recorrente, focada em gestão de atendimentos, processos e projetos.
  • AlterVision: o Google Analytics do varejo físico, fornece dados sobre clientes em espaços físicos por meio de IA (inteligência artificial) integrada a câmeras de segurança.
  • Crops Team: Best Cultivar é um sistema inteligente que auxiliará produtores e consultores na escolha da melhor maneira de cultivar a soja para cada lavoura.
  • Goclin: plataforma para gestão de clínicas e consultórios médicos, integrada às principais operadoras do Brasil.
  • Latos: tem o objetivo de aumentar a eficiência das indústrias por meio de Ciência de Dados e conhecimentos de Engenharia.
  • MaxxIntelli: desenvolvimento de tecnologia para mapear, em tempo real, a melhor posição para placas solares, permitindo otimizar e reduzir custos na geração de energia.
  • NeedDigital: solução para o monitoramento ambiental (térmico) voltada à produção de farmacêuticos (termolábeis), automatizada e confiável.
  • Nurseme: plataforma digital que conecta profissionais de saúde a quem precisa de cuidados de saúde em domicílio.
  • Pix Force: interpreta imagens e vídeos automaticamente, de forma mais rápida e precisa do que a visão humana, utilizando IA aplicada à visão computacional.
  • Prosumir: desenvolve soluções inovadoras para transformar desperdício de energia em oportunidades, trabalhando com eficiência energética, energia renovável e cogeração.
  • StartLearning: plataforma de treinamento corporativo e gestão de aprendizado, ambiente focado para aperfeiçoar o processo de capacitação e o engajamento de equipes.
  • Zeit: entrega a qualidade do leite com apenas um toque, utilizando um dispositivo portátil conectado via Bluetooth com um celular, não necessitando de conexão com a internet para o seu funcionamento.
  • Ziel Biosciences: empresa voltada para pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores na área de oncologia e saúde da mulher.

*A AuRos Robotics ficou como suplente, podendo assumir uma das vagas em caso de desistência de alguma selecionada.

Saiba mais: conteudo.feevale.br/lp-brde-labs.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.