Antigo prédio de Campo Bom será sede de centro tecnológico educacional | Universidade Feevale

Antigo prédio de Campo Bom será sede de centro tecnológico educacional

15/06/2022 - Atualizado 13h58min

Universidade Feevale foi selecionada pela Prefeitura para fazer os projetos arquitetônico e de restauro

campo bom

O prédio que abrigou o Grupo Escolar Theodomiro Porto da Fonseca, em Campo Bom, será restaurado pela Prefeitura para receber um centro tecnológico educacional. Inaugurado em 10 de setembro de 1933, o imóvel, que fica localizado na rua dos Andradas, 252, foi sede da primeira instituição de ensino estadual instalada em um distrito no Rio Grande do Sul — na época, o município ainda pertencia a São Leopoldo.

A Prefeitura de Campo Bom adquiriu o imóvel em janeiro de 2020 e firmou contrato com a Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Universidade Feevale, para a elaboração dos projetos arquitetônico e de restauro do antigo prédio. No local será construído um centro tecnológico educacional integrado, que contemplará o restauro de parte da volumetria original.

Para o prefeito Luciano Orsi, a decisão significa mais um avanço para a educação pública de Campo Bom. O prédio é um patrimônio histórico e cultural do município, que agora será restaurado e voltará a servir à população com fins educacionais”, observa. “É o lugar onde passado e futuro vão se encontrar, pois temos um espaço que representa parte da história de Campo Bom e vai receber alunos para falar sobre tecnologia”, diz a secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider.

A diretora de Inovação da Universidade Feevale, Daiana de Leonço Monzon, ressalta que é um privilégio, para a Instituição, participar dessa iniciativa da Prefeitura. “Sabemos da importância do que vai ser feito no local, especialmente pelo o que um dia já foi instalado ali, e, também, como esse projeto, que busca instalar um centro tecnológico educacional em Campo Bom, vai transformar a vida da sociedade”, afirma.

No momento, ocorre a limpeza do prédio para que a equipe da Universidade Feevale realize os laudos e diagnósticos necessários para o projeto. “Os próximos passos são a elaboração de um memorial com possíveis soluções de restauro e desenvolvimento do projeto arquitetônico”, explica a professora Adriana Dutra, responsável pelo projeto na Instituição. “Este trabalho, que tem na equipe egressos da Feevale, permite a integração de profissionais de Arquitetura e Engenharia e, assim, a prática da interdisciplinaridade, que tanto valorizamos na Instituição”, acrescenta.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.