Aluno da Feevale embarca a estudos para Israel | Universidade Feevale

Aluno da Feevale embarca a estudos para Israel

28/06/2013 - Atualizado 10h12min
Felipe dos Santos Machado foi contemplado com uma bolsa do programa de verão do Weizmann Institute of Science, durante um mês

O acadêmico do curso de Engenharia Química da Feevale, Felipe dos Santos Machado (foto), de 19 anos, foi um dos cinco brasileiros selecionados para participar do programa de verão no Weizmann Institute of Science, em Israel. O aluno embarca nesta sexta-feira, dia 28, para o programa, que consiste em uma imersão científica de um mês trabalhando e estudando no instituto de pesquisa avançada, em um grupo de pesquisa de pós-doutorado na área de nanotecnologia aplicada a materiais compósitos de matriz polimérica. Machado iniciará suas atividades em laboratórios, nas primeiras semanas, com acompanhamento de profissionais. Após, serão realizadas pesquisas de campo no deserto, nas áreas de biologia, química, arqueologia e medicina. “Pretendo usar essa experiência para complementar minha formação acadêmica e poder avançar com as minhas pesquisas na área de engenharia de materiais”, comenta o aluno.

Desde o seu primeiro ano do ensino médio, Machado participa de atividades de extensão curricular e competições. Em 2010, entrou para o mundo da pesquisa científica, desenvolvendo um compósito ecológico a partir da reciclagem de tubos de pasta de dente. “Confeccionei uma tábua de madeira sintética usando materiais poliméricos reciclados e as bisnagas de creme dental, que atualmente configuram um problema ambiental bem grande, além de não existirem muitos meios de reciclagem viáveis economicamente falando”, conta.

A tábua feita com tubos foi apresentada na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, em 2010, ocasião em que o acadêmico recebeu o prêmio Inovação Tecnológica para um Meio Ambiente Sustentável, da Petrobras. No ano seguinte, Machado aplicou o projeto em tábuas de construção de bancos e brinquedos para praças infantis, que foi apresentado novamente na Mostratec, e premiado com o Prêmio Talentos Inovadores Feevale.

Sobre o projeto

Segundo o acadêmico, o projeto é desenvolvido por meio de processos físicos de conformação. A tábua criada com os tubos de pasta de dente pode ser usada em aplicações diversas como paredes, pisos, móveis, telhas e brinquedos para praças. 

Por ser feita de materiais considerados “lixos”, o produto possui um preço bastante acessível. Este projeto é viável, pois não necessita da separação dos diferentes materiais constituintes dos tubos. “Os tubinhos de pasta de dente são feitos com plástico e um filme interno de alumínio. A separação para a reciclagem isolada é muito cara mas, nesse projeto, os tubos são usados inteiros”, fala.

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.