Acadêmico lança guia sobre aprendizagens a partir do uso de histórias em quadrinhos | Universidade Feevale

Acadêmico lança guia sobre aprendizagens a partir do uso de histórias em quadrinhos

12/04/2022 - Atualizado 10h04min

Gelson Weschenfelder realiza seu pós-doutorado no PPG Processos e Manifestações Culturais na Feevale

Livro

Criar um manual para o uso de histórias em quadrinhos na aprendizagem a fim de auxiliar professores em sua utilização como objeto educativo em sala de aula. Esse foi o objetivo do acadêmico Gelson Weschenfelder, que realiza seu pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale, quando desenvolveu o livro Vamos usar quadrinhos em sala de aula? - os super-heróis invadem a escola, lançado pela editora Fi, na última semana.

Weschenfelder estuda o uso das histórias em quadrinhos em ambiente escolar há 16 anos. Ele conta que pesquisou, no mestrado e doutorado em Educação, sobre questões éticas inseridas nas HQs de superaventura e o uso de super-heróis como tutores de resiliência para crianças e adolescentes em situação de risco, respectivamente. Seu trabalho foi criado por meio de uma intervenção psicopedagógica e replicado em diversas cidades do Brasil e de outros três países.

Essa pesquisa recebeu algumas menções honrosas e três prêmios, sendo um deles o Prêmio Jovem Cientista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o qual eu recebi a bolsa de pesquisa que possuo, atualmente, na Feevale”, explica.

Para produzir o livro, o acadêmico realizou um questionário com 891 docentes do Rio Grande do Sul, através das secretarias de educação do Estado e dos municípios, e das redes sociais da rede privada de educação. De acordo com os dados coletados, 92,5% dos docentes manifestaram desejo de obter qualificação na área ou ter acesso a algum material formativo sobre o uso de histórias em quadrinhos em ambiente escolar.

A partir da pesquisa, surgiu a intenção de criar um guia que os profissionais da Educação pudessem utilizar, mesmo não conhecendo quadrinhos, como auxílio nas atividades didáticas.

Desenvolvi um manual sobre aprendizagens a partir da realidade com o uso de HQs. No material, abordei o que são as histórias em quadrinhos e o contexto histórico, um passo a passo de por onde começar a ler, a utilização e função educativa das histórias, os super-heróis como recursos de promoção de desenvolvimento humano – falando de resultados positivos com seus usos e didáticas –, e dicas de como trabalhar em sala de aula”, pontua o acadêmico.

O guia foi produzido em forma de e-book e está sendo enviado para as secretarias de educação parceiras da Universidade Feevale. Além disso, para que mais profissionais e professores tenham acesso ao material educativo, Weschenfelder disponibiliza a publicação de forma gratuita. O download pode ser feito no site www.editorafi.org/ebook/457herois.

De acordo com Weschenfelder, os convites para parcerias com escolas já começaram a surgir; inclusive, algumas aplicarão, em breve, os métodos abordados no livro, resultando na formação e suporte aos profissionais. “A ideia é continuar pesquisando sobre o tema, visto que há muito a ser explorado ainda. Existem poucas pesquisas referente ao uso de quadrinhos em ambientes escolares, principalmente em ações práticas. O tema tem um grande potencial acadêmico e de impacto social/educacional, por isso espero poder dar continuidade à pesquisa”, finaliza.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.