19 de agosto é reconhecido como dia da luta da população em situação de rua | Universidade Feevale

19 de agosto é reconhecido como dia da luta da população em situação de rua

19/08/2020 - Atualizado 14h20min

Universidade Feevale desenvolve projetos de pesquisa e extensão para esse público

da rua paranoia

O dia 19 de agosto é reconhecido como o Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua. Desde 2017, a Universidade Feevale desenvolve o projeto social Da Rua Para-Noia, que tem como objetivo promover a saúde integral e a cidadania da população que vive em situação de rua em Novo Hamburgo, além de dar visibilidade a questões relacionadas a esse público, que sofre com discriminações e violações de direitos.

O projeto é desenvolvido pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex) e envolve as áreas de Comunicação, Enfermagem, Pedagogia e Psicologia. A bolsista Ariane Hanauer destaca a importância da data como uma forma de dar visibilidade para essa população e para as ações planejadas para este segundo semestre, ainda que a distância.

Essa é uma situação atípica, mas estamos desenvolvendo conteúdo para as redes sociais e preparando a segunda edição do jornal Vozes das Ruas”, afirma.

Através do projeto social, houve uma demanda para a criação de um censo para a população em situação de rua de Novo Hamburgo. Dessa forma, em 2018 o projeto também se tornou parte da pesquisa. Marina Fritz, graduada em Enfermagem e bolsista da pesquisa, ressalta a importância da experiência para o seu crescimento pessoal e acadêmico. “A cada entrevista, pude me tornar mais humana e mais sensível. É preciso que mais pesquisas como essa sejam realizadas e que haja mais visibilidade para a população em situação de rua”, diz.

Os resultados da pesquisa Para-Noia, que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), serão mostrados na próxima segunda-feira, 24, às 20h30min, através de uma live promovida pelo Cup of Science, programa que busca ampliar o conhecimento científico e mostrar o impacto que a pesquisa causa na vida da população. A transmissão será pela página do Facebook dos mestrados e doutorados da Feevale: www.facebook.com/PPGFeevale.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.