Sedac e Feevale lançam programa para acelerar projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo | Universidade Feevale

Sedac e Feevale lançam programa para acelerar projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo

22/03/2024 - Atualizado 25/03/2024 17h51min

Evento na próxima terça-feira, 26, marcará o início de uma série de capacitações oferecidas aos proponentes de projetos aprovados

LabCultura.RS

Será lançado, na próxima terça-feira, 26, às 18h30min, no Teatro Feevale (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo), o programa de aceleração de projetos culturais LabCultura.RS. Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, em parceria com a Universidade Feevale, o programa é destinado aos projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo (LPG) nos cinco editais de outros setores, além do setor audiovisual. A Feevale é responsável pela realização de serviços técnicos de capacitação, mentorias, avaliação, monitoramento e estudo de dados para a operacionalização das ações e execução dos recursos emergenciais de que trata a Lei Paulo Gustavo no Estado.

A primeira atividade será já na terça-feira, às 18h30min, com o evento de abertura Oficina sobre Cultura e Criatividade, com Edson Natale e Cristiane Olivieri, autores do livro Guia Brasileiro da Produção Cultural, e Ana Carla Fonseca Reis, diretora da Garimpo de Soluções. O encontro marcara´ o início de uma série de capacitações que serão oferecidas durante dois meses – entre abril e maio - para os proponentes de projetos aprovados.

Para a secretária estadual da Cultura, Beatriz Araujo, essa etapa agrega inovação ao processo, com a criação de um ambiente de colaboração entre os agentes culturais. “Essa aceleração vai proporcionar melhores resultados na execução dos projetos, potencializando o trabalho em rede, pactuando e monitorando indicadores e oferecendo capacitações abertas a todos os interessados”, explica. O primeiro evento será gratuito, com transmissão online pelo canal do Sedac RS no Youtube (www.youtube.com/@sedac_rs).

Saiba mais

O Lab Cultura.RS e´ um laboratório para acelerar os projetos contemplados na Lei Paulo Gustavo, executada no Rio Grande do Sul pela Secretaria de Estado da Cultura. Por meio de encontros com especialistas renomados no mercado cultural e no mercado de economia criativa, além de sessões de mentoria individuais, o programa visa fornecer aos proponentes dos projetos ferramentas e conhecimentos necessários para maximizar a efetividade e sustentabilidade de suas iniciativas. Mais informações podem ser obtidas no site da Sedac (www.cultura.rs.gov.br) e, em caso de dúvidas, a equipe pode ser contatada pelo email lpgrs@feevale.br.

Sobre os editais da LPG

A lista de projetos contemplados pelos nove editais da Lei Paulo Gustavo (LPG) foi divulgada pela Sedac em 19 de fevereiro. Foram selecionados 328 projetos, entre os 2.217 inscritos. Ao todo, 126 projetos selecionados (38,41% do total) foram propostos por pessoas negras e indígenas, incluindo as vagas reservadas por cota (30%). Foram contempladas todas as regiões do estado e todos os segmentos culturais – patrimônio e expressões culturais, artes visuais, artes cênicas, música, literatura e audiovisual (este com quatro editais exclusivos).

Saiba mais sobre os palestrantes

  • Ana Carla (Cainha) Fonseca: administradora pública, economista, mestre em Administração e doutora em Urbanismo, com a primeira tese em Cidades Criativas do país. Ela é consultora e palestrante, tendo atuado em 266 cidades, de 34 países. Após mais de uma década como executiva de multinacionais, baseada na América Latina, em Londres e Milão, fundou e passou a dirigir a Garimpo de Soluções, consultoria pioneira em economia criativa e desenvolvimento territorial.

  • Cristiane Olivieri: advogada, pós-graduada em Gestão de Processos Comunicacionais e Culturais e em Administração das Artes e mestre em Política Cultural. É diretora da Olivieri e Associados Advocacia, onde atua na área de consultoria para cultura, comunicac¸ão e entretenimento há trinta anos.

  • Edson Natale: músico, escritor, produtor cultural e jornalista. Foi gerente de música do Itaú Cultural e gerente-coordenador do Auditório Ibirapuera. Atualmente, é o organizador das nove edições do Guia Brasileiro de Produção Cultural e do livro Direito, arte e liberdade, com Cristiane Olivieri.
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.