Mestrado Acadêmico em Toxicologia e Análises Toxicológicas | Universidade Feevale

Sobre o curso

O curso de Mestrado Acadêmico em Toxicologia e Análises Toxicológicas é vinculado à área de Farmácia da CAPES e desenvolve estudos avançados que visam soluções para problemas relacionados a interação entre substâncias químicas e diferentes organismos, em variados contextos.

Área de concentração: Toxicologia e Análises Toxicológicas

O eixo central do Mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas está na investigação dos efeitos adversos decorrentes da interação entre os seres vivos e produtos de origem natural e sintética. Nesse contexto e considerando os múltiplos aspectos biológicos envolvidos na pesquisa toxicológica, o curso tem como foco particular o estudo dos mecanismos e efeitos tóxicos de xenobióticos sobre organismos vivos, bem como a identificação, caracterização e prevenção de danos aos seres humanos decorrentes da interação com substâncias químicas diversas.

Objetivos

  • Formar profissionais de elevada qualificação para a docência e a pesquisa na área da Toxicologia e das Análises Toxicológicas, dando ênfase à articulação com instituições de saúde e empresas da região.
  • Capacitar recursos humanos nas diversas áreas da Toxicologia e das Análises Toxicológicas para atuar na identificação e resolução de problemas relacionados ao uso seguro de substâncias químicas.
  • Aprofundar o conhecimento sobre os mecanismos de ação e os efeitos tóxicos de xenobióticos sobre organismos vivos e seus modelos de estudo, bem como sobre a avaliação e a caracterização da exposição humana a substâncias químicas e às estratégias laboratoriais para seu estudo.
  • Produzir conhecimentos na área de Toxicologia e Análises Toxicológicas que contribuam para a inovação tecnológica, o desenvolvimento do país e para a qualificação dos serviços de saúde.

Público-alvo

Graduados em Farmácia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Química, Medicina, Medicina Veterinária e áreas afins.

Banner central - perfil do profissional - Toxicologia e Análises Toxicológicas

Áreas de Atuação e Perfil Profissional

O egresso do curso de Mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas deverá estar capacitado para:
  • Desenvolver atividades de ensino e pesquisa na área da Toxicologia e das Análises Toxicológicas, interagindo com outras áreas de conhecimento; 
  • Atuar no ambiente acadêmico e profissional como promotor do processo de geração de novos conhecimentos científicos e tecnológicos na área da Toxicologia e das Análises Toxicológicas;
  • Avaliar diferentes aspectos relacionados aos efeitos adversos causados por substâncias químicas, em seus aspectos biológicos e analíticos, particularmente quanto a sua identificação e caracterização, contribuindo de forma relevante para a melhoria da qualidade de vida da população.
  • Empregar o conhecimento científico para solucionar problemas relacionados aos efeitos adversos causados por substâncias químicas, particularmente a saúde humana.

Processo Seletivo

Calendário do processo seletivo 2019/02 para ingresso em 2020/01
 Inscrições pela internet 24/09 (terça-feira) a 07/11/2019 (quinta-feira), até às 22h
 Divulgação dos resultados da 1ª etapa 13/11/2019 (quarta-feira), após às 18h
 Produção textual (2ª etapa)* 19/11/2019 (terça-feira)
Divulgação dos resultados da 2ª etapa*20/11/2019 (quarta-feira), após às 18h
Entrevistas Individuais (3ª etapa)25/11 e 26/11/2019 (segunda e terça-feira)
Divulgação do Resultado Final27/11/2019 (quarta-feira), após às 18h
Matrículas09/12 a 14/12/2019 (segunda-feira a sábado)
*Cronograma sujeito a alteração.

Editais abertos

Histórico

A demanda por profissionais e pesquisadores de elevada especialização na área da toxicologia, a preocupação e o interesse em investir na formação de recursos humanos em nível de pós-graduação, associada a existência de recursos humanos e materiais de elevada qualificação na área da toxicologia e das análises toxicológicas na Universidade Feevale, levaram à proposição de um curso de Mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas, cuja proposta foi submetida à avaliação da CAPES no ano de 2015. A recomendação do curso deu-se na 161ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES, ocorrida em dezembro de 2015. O primeiro processo seletivo do curso aconteceu em janeiro de 2016 e as atividades letivas iniciaram em março de 2016.

A Universidade Feevale possui uma trajetória consolidada na área de toxicologia, tendo promovido, nos últimos anos, numerosos eventos científicos, workshops e palestras com pesquisadores internacionais de referência na área da toxicologia e das análises toxicológicas, provenientes de centros de referência internacionais. Além disso, desde 2008, o Laboratório de Análises Toxicológicas da Universidade é provedor de serviços especializados à comunidade regional e nacional, tendo sido responsável pela determinação de cianeto em amostras provenientes das vítimas do incêndio da Boate Kiss, em janeiro de 2013, e tem prestado serviços de monitoramento terapêutico de agentes imunossupressores e anti-infecciosos e análises toxicológicas especializadas para diversos centros médicos e forenses do estado do Rio Grande do Sul e de outros centros do Brasil e exterior. 

Comissão de coordenação

Coordenador: Rafael Linden.

Coordenadora substituta: Marina Venzon Antunes.

Representante docente (titular): Andresa Heemann Betti.

Representante docente (titular): Simone Gasparin Verza.

Representante docente (suplente): Cristiane Bastos de Mattos.

Representante docente (suplente): Magda Susana Perassolo.

Representante discente: Ana Laura Anibaletto dos Santos.
 

Atendimento Feevale

Câmpus I

De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.

Câmpus II

De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.

Câmpus III

De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.

Retornaremos no prazo de 72 horas úteis.

Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede.
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.
Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.