Novo projeto social da Feevale valoriza os saberes e fazeres de artesãos e produtores de alimentos | Universidade Feevale

Novo projeto social da Feevale valoriza os saberes e fazeres de artesãos e produtores de alimentos

01/09/2023 - Atualizado 16h47min

Iniciativa busca desenvolver e aprimorar habilidades e técnicas, contribuindo para o aumento das vendas

Feira agricultura

Um novo projeto social, com foco no desenvolvimento socioeconômico da região de Novo Hamburgo e na valorização da identidade cultural local, foi instituído na Universidade Feevale. A iniciativa, intitulada Valorização dos Saberes e Fazeres Locais: artesanato e produção de alimentos, visa reconhecer os saberes e fazeres de artesãos e produtores de alimentos em pequena escala, a fim de desenvolver e aprimorar habilidades e técnicas, contribuindo para o aumento de suas vendas.

O público-alvo são artesãos e produtores de alimentos que comercializam seus itens em feiras municipais e/ou regionais. Quarenta e cinco feirantes já são beneficiados pelo projeto, expondo produtos na Rua Coberta do Câmpus II, da seguinte forma: Feira da Agricultura Familiar, todas as quartas-feiras, das 14h às 18h; Feira de Artesanato, uma vez ao mês, às segundas e terças-feiras, das 9h às 20h. Além desse público, a Universidade deve convidar feirantes externos da região para participarem de ações como visitas técnicas guiadas, workshops e oficinas.

A professora líder do Valorização dos Saberes e Fazeres Locais, Mary Ashton, aponta que o projeto faz mais do que oferecer suporte aos beneficiados, atendendo às suas demandas com foco na geração de trabalho e renda. “Ele fornece um espaço de complementação da formação acadêmica e reforça o comprometimento da Instituição com a inovação, o empreendedorismo e a inclusão social. Dessa forma, está integrado às demandas da comunidade, ao apoiar inciativas que promovem o resgate da cidadania e o protagonismo das pessoas”, destaca.

Propostas serão apresentadas ao público

As propostas das oficinas a serem realizadas por meio do projeto serão apresentadas durante o Fórum de Economia Solidária de Novo Hamburgo, na próxima segunda-feira, 4, às 14h, na sede da Economia Solidária em Novo Hamburgo (Rua Três de Outubro, 667, segundo andar). As propostas incluem capacitações para que os produtores conheçam melhor seu público-alvo, aumentem a divulgação de sua produção, diversifiquem a oferta e qualifiquem produtos, entre outras.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.