Feevale realizará operação do Projeto Rondon | Universidade Feevale

Feevale realizará operação do Projeto Rondon

12/04/2024 - Atualizado 10h49min

rondon

Acadêmicos interessados em integrar a Operação Velho Chico, que acontece em julho, em Pernambuco, têm até as 23h59min de segunda-feira, 15, para se inscrever

A Universidade Feevale foi classificada, em primeiro lugar, para participar da Operação Velho Chico do Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa. A Instituição realizará oficinas nas áreas temáticas do Conjunto A do projeto: Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde. A operação acontecerá entre 4 e 21 de julho, nos municípios da região geográfica intermediária de Petrolina, no estado de Pernambuco.

No Projeto Rondon, o propósito principal é que as ações realizadas sejam direcionadas a um público capaz de reproduzi-las e multiplicá-las no seio da comunidade, tornando-as permanentes. Confira as atividades que serão promovidas pela Equipe Rondon Feevale, conforme cada uma das áreas temáticas:

  • Cultura - capacitar agentes multiplicadores para o desenvolvimento de atividades que valorizem o cidadão, a cultura local e promovam o intercâmbio de informações.
  • Direitos Humanos e Justiça - capacitar gestores municipais, conselheiros e lideranças comunitárias em gestão de políticas públicas na área de desenvolvimento social (acesso à renda, enfrentamento das situações de trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes); instalar, dinamizar ou atualizar conselhos municipais, como de educação, de saúde, tutelar, de assistência social, da criança, do meio ambiente, entre outros; capacitar agentes multiplicadores na prevenção da violência contra mulheres, crianças e adolescentes.
  • Educação - capacitar educadores dos ensinos fundamental e médio sobre técnicas de ensino e aprendizagem, motivação, mediação de conflitos, relacionamento interpessoal, distúrbios de aprendizagem e educação inclusiva.
  • Saúde - capacitar agentes multiplicadores em: vigilância e na atenção na saúde dos diversos ciclos de vida, com ênfase em imunização, prevenção e controle de violência, trânsito seguro, hábitos saudáveis, fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis; controle de vetores causadores de doenças endêmicas; disseminação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição; uso de modernas tecnologias da informação e de telecomunicações, seja para teleconsultas, exames de rotina ou em situações de urgência.

Inscrições abertas para participação de acadêmicos

O edital para acadêmicos interessados em participar como voluntários da Operação Velho Chico do Projeto Rondon está aberto em feev.as/velho-chico, com inscrições até as 23h59min desta segunda-feira, 15 de abril. Podem se inscrever estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Ciências Biológicas, Educação Física, Psicologia ou Odontologia. O transporte, alojamento e alimentação durante a missão serão custeados pelo projeto.

Saiba mais

O Projeto Rondon é uma ação interministerial do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, destinada a contribuir com o desenvolvimento da cidadania nos estudantes universitários, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais e visando ao fortalecimento da Soberania Nacional. Entre os seus objetivos, estão contribuir para a formação do jovem universitário como cidadão, integrando-o ao processo de desenvolvimento nacional e estimulando a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.