Voluntários


A Fifa divulgou recentemente que, hoje em dia, a FIFA World Cup ™ sem voluntários é impensável. "O torneio seria impossível sem o apoio entusiasta de ajudantes não remunerados, portanto, voluntários são tão importantes quanto as estrelas no campo de jogo. Devido ao seu contato amplo e frequente com os visitantes, os voluntários são embaixadores vitais para o torneio. Sua utilidade e facilidade de adaptação contribuem significativamente para uma impressão duradoura e positiva de uma Copa do Mundo. Cerca de 70.000 pessoas de todo o mundo candidataram-se para posições como voluntários na África do Sul do FIFA World Cup 2010, a primeira final em solo africano. Com base em entrevistas na África do Sul e 52 embaixadas em todo o mundo, 18 mil candidatos foram selecionados para trabalhar na fase final, em uma grande variedade de tarefas. A FIFA já recebeu pedidos de informação iniciais do Brasil de pessoas interessadas tanto para trabalhar na Copa das Confederações da Copa Brasil 2013, quanto na Copa do Mundo de 2014" (Fonte: Site Fifa).

A partir de 2013, a FIFA estará disponibilizando em seu site oficial (www.fifa.com) as oportunidades de atividades voluntárias e o formulário para os candidatos interessados preencherem. Enquanto isso, comece a se preparar para participar do processo seletivo!


Saiba como é vivenciar esta experiência inesquecível a partir da leitura dos depoimentos de quem já atuou no voluntariado deste megaevento esportivo:


Damian Steppacher, Porto Alegre/RS, 30 anos

"A entrevista para participar como voluntário foi realizada no consulado da África do Sul, em São Paulo. A conversa foi conduzida pelo cônsul político e dois assessores, que me solicitaram a documentação necessária (passaporte, carteira de motorista e identidade), avaliaram as minhas motivações e verificaram se eu estava realmente disposto a enfrentar o desafio. Na época eu trabalhava em empresa privada e solicitei meu desligamento, porém me concederam uma licença não remunerada, assim pude ficar 50 dias afastado do Brasil com emprego garantido na volta. O custo total do período do voluntariado girou em torno de R$ 10 mil, incluindo passagens, hospedagem, deslocamentos, alimentação, entre outros. Mas valeu a pena, pois trabalhei em um ambiente multicultural, enfrentando situações bem diferentes da nossa cultura, como leis, religiões e costumes. A própria comunicação em línguas estrangeiras também é algo muito bom para o aperfeiçoamento pessoal. Além disso, participar internamente da organização de uma copa do mundo contribui para uma visão mais ampla de megaeventos esportivos. São muitas questões administrativas e mercadológicas, que vão muito além do futebol e dos olhos do grande público, tornando-se uma experiência única! Pude, ainda, associar meus conhecimentos acadêmicos e minha experiência profissional ao segmento do esporte e entendê-lo também como negócio e perceber suas particularidades".


Lilian Oliveira, Atibaia/SP, 26 anos

"A experiência de ter trabalhado como voluntária no Pan em 2007, a fluência em inglês e italiano e o interesse nas estruturas do evento para possível estudo e prática no Brasil foram facilitadores no processo de seleção. Sou arquiteta e faço estudos sobre o assunto e isso despertou certo interesse do consul e auxiliares no momento da entrevista de seleção. É interessante que os voluntários tem acessos exclusivos que nem a TV consegue, eu pude assistir a uma série de jogos, além de visitar o estádio inteiro. Consegui me cadastrar como voluntária porque já sabia que cerca de um ano a um ano e meio antes da partida inicial da Copa, a FIFA abriria em seu site um formulário pedindo dados pessoais e profissionais. Para participar é necessário inglês fluente, sendo interessante também ter alguma experiência em voluntariado, eventos esportivos ou voluntariados esportivos".


 
Campus I Av. Dr. Maurício Cardoso, 510
Bairro Hamburgo Velho
Novo Hamburgo . RS
CEP 93510-250
Campus II ERS-239, 2755
Novo Hamburgo . RS
CEP 93352-000
Telefone: (51) 3586-8800
Siga a Feevale nas Redes Sociais!