Home

O gosto pelo futebol parece ser uma das poucas unanimidades do Brasil. As diferenças sociais, políticas e econômicas, tão marcantes no dia a dia do país, diluem-se quando a equipe verde-amarela entra em campo e entoa o hino nacional. De alguma forma, a nação brasileira se mobiliza intensamente diante das Copas do Mundo de Futebol.

Daí, nada mais lógico do que o país acolher novamente (após 1950) um campeonato mundial, agora em 2014. O entusiasmo e a capacidade de mobilização que o futebol proporciona ao povo brasileiro são potentes motores para que as várias cidades possam vencer o desafio de sediar uma Copa.

Para o Brasil, a Copa de 2014 é a oportunidade de o país dar um salto de modernização e apresentar não só sua capacidade de organização, como também força econômica para captar investimentos e os muitos atrativos que podem transformar o país em um dos mais importantes destinos turísticos do mundo a partir de um futuro próximo.

Por isso, a Universidade Feevale estruturou o Projeto Feevale 2014, que irá desenvolver ações para capacitar profissionais, acadêmicos e a comunidade em geral na recepção aos visitantes de Novo Hamburgo e região durante a Copa de 2014.

Fique atento, pois a partir do mês de julho, será possível inscrever-se para integrar um banco de oportunidades de empregos e de voluntariado em áreas envolvidas com a Copa e o turismo em geral.

Além do aprendizado de idiomas, como a língua inglesa, espanhola e alemã, serão capacitados profissionais para atuarem nas áreas de hotelaria, gastronomia, turismo, lazer e segurança. O objetivo é garantir um atendimento com excelência aos visitantes durante este grande evento esportivo, que teremos a honra de sediar.

Confira mais detalhes sobre o Projeto Feevale 2014


O Brasil na Copa

A Copa do Mundo acontece desde 1930, quando o sonho do presidente da FIFA, Jules Rimet, tornou-se realidade a partir da escolha do Uruguai para sediar a primeira Copa no ano em que o país sul-americano comemorava o centenário da sua independência.

Ao longo dessa trajetória do evento, nosso país recebeu diversos prêmios. Em 1938 ficou classificado em terceiro lugar. Para fazer bonito como a sede da Copa do Mundo da FIFA , em 1950, o Brasil construiu o maior estádio do mundo. Mas foi classificado como vice-campeão, logo atrás do Uruguai.

A história de amor entre o Brasil e a Copa do Mundo da FIFA começou a ficar séria quando o país conquistou o primeiro título mundial, em 1958. Com apenas 17 anos, Pelé encantou o mundo com o seu talento extraordinário na Suécia. A seleção brasileira defendeu o título mundial depois de Chile, em 1962, assistir ao talento sublime do astro Garrincha após a contusão de Pelé. O craque fez de tudo para que a ausência do companheiro não fosse sentida.

Na primeira Copa do Mundo da FIFA transmitida em cores para o mundo, ninguém pôde superar o brilho da camisa canarinho. Com Pelé rejuvenescido e Jairzinho marcando gols em todas as partidas, os brasileiros não encontraram adversários à altura e ganharam a Copa em 1970, no México.

Em 1994 os Estados Unidos organizaram a 15ª edição da Copa do Mundo da FIFA. O maior número de espectadores da história da competição assistiu ao Brasil comemorar o primeiro título mundial desde 1970. A dupla de ataque formada por Romário e Bebeto foi fundamental. Pelo lado da vice-campeã Itália, Roberto Baggio também brilhou apesar do pênalti perdido na final.

Já em 1998, sob a liderança de Zidane, a França derrotou o Brasil na decisão e chegou pela primeira vez ao título mundial na primeira Copa do Mundo da FIFA com 32 seleções. Em 2002, na Coreia do Sul/Japão, o Brasil conquistou o pentacampeonato mundial em um torneio marcado pela redenção de Ronaldo, que se recuperou do fracasso da final de 1998 e marcou oito gols, dois deles na decisão contra a Alemanha.

Na última edição, que aconteceu na África do Sul, em 2010, o Brasil ficou de fora dos premiados e deve retornar agora, neste momento especial em que sedia este grande evento futebolístico. Vamos torcer!


O Futebol no Brasil

  • Clubes: 29.208
  • Jogadores registrados: 2,1 milhões
  • Jogadores não-registrados: 11,2 milhões
  • Campeonatos estaduais: 27
  • Divisões: séries A, B, C, D
  • Jogos profissionais: 5 mil por ano
  • Competições anuais: mais de 100
  • Árbitros registrados: 61 mil

Fonte:pt.fifa.com e copa2014.org.br

 
Campus I Av. Dr. Maurício Cardoso, 510
Bairro Hamburgo Velho
Novo Hamburgo . RS
CEP 93510-250
Campus II ERS-239, 2755
Novo Hamburgo . RS
CEP 93352-000
Telefone: (51) 3586-8800
Siga a Feevale nas Redes Sociais!