Qualidade Ambiental | Universidade Feevale

Sobre o curso

O Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental é vinculado à área de Ciências Ambientais da CAPES. Desenvolve estudos avançados que visam soluções para problemas da área ambiental. 

Área de concentração: Qualidade Ambiental

A área de concentração compreende o ambiente como totalidade complexa que, por seu caráter sistêmico, sofre os efeitos das interrelações que se estabelecem entre o meio abiótico (ar, água e solo), o meio biótico (seres vivos) e o meio antrópico. 

A avaliação ou o diagnóstico é o ponto de partida para a investigação dos efeitos de diferentes variáveis, encontradas no ambiente, sobre os organismos vivos ou sobre a manutenção das interrelações destes organismos entre si ou com o meio abiótico, em determinado tempo e espaço. Paralelamente, o diagnóstico conduz ao desenvolvimento de tecnologias e às intervenções que possibilitem prevenir, mitigar ou controlar os impactos gerados pelas atividades antrópicas. 

Objetivos

  • Desenvolver pesquisas relativas ao ambiente, com foco no diagnóstico ambiental e na proposição de tecnologias para a intervenção no ambiente e para a resolução de problemas ambientais;
  • Qualificar pesquisadores e docentes com perfil marcadamente interdisciplinar e inovador; 
  • Gerar conhecimentos científico-tecnológicos e propor soluções para problemas gerados pelo uso dos recursos naturais decorrentes da industrialização e da urbanização;
  • Desenvolver métodos de diagnóstico ambiental que integrem, de forma interdisciplinar, as dimensões físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas;
  • Correlacionar indicadores ambientais com as condições de saúde da população para contribuir com sua segurança e bem-estar;
  • Promover, por meio da disseminação de conhecimentos, a qualidade ambiental e, em decorrência, a qualidade de vida no âmbito da Bacia do Rio dos Sinos, mediante ações de diagnóstico, intervenção e educação.

Público-alvo

Profissionais egressos das áreas de Ciências da Saúde, Ciências Exatas e Tecnológicas, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, que desejem desenvolver pesquisas avançadas propostas pelas linhas de pesquisa do Programa e propor soluções para problemas relacionados à questão ambiental. 

Áreas de atuação

Áreas de Atuação

  • Biologia e biotecnologia ambiental;
  • Química ambiental;
  • Recursos hídricos e saneamento ambiental;
  • Reciclagem de materiais;
  • Probabilidade e estatística aplicadas;
  • Direito ambiental;
  • Monitoramento atmosférico;
  • Fatores ambientais e genética humana;
  • Microrganismos como marcadores de impacto ambiental;
  • Ecologia, botânica e meio ambiente;
  • Limnologia e gerenciamento de recursos hídricos;
  • Genética, biologia molecular e mutagênese ambiental;
  • Ciência de materiais e tratamento de resíduos;
  • Percepção e educação ambiental;
  • Ambiente e danos à saúde;
  • Pneumologia e fatores ambientais;
  • Gestão ambiental;
  • Resíduos sólidos.

PERFIL DO PROFISSIONAL

Perfil do Profissional

Os cursos de Mestrado e Doutorado em Qualidade Ambiental visam à formação de recursos humanos capazes de aplicar e produzir conhecimento científico nas áreas de monitoramento e diagnóstico ambiental, além de atuar na geração de novas tecnologias e metodologias aplicáveis à mitigação de impactos ambientais, ferramentas voltadas à produção mais limpa, na gestão de resíduos, bem como nos temas da percepção e educação ambiental.

Processo seletivos

Calendário do processo seletivo 2018/02 para ingresso em 2019/01

 Inscrições pela internet  11/09 (terça-feira) a 05/11/2018 (segunda-feira)
 Divulgação dos resultados da 1ª etapa  14/11/2018 (quarta-feira), após às 18h
 Produção textual (2ª etapa)*  20/11/2018 (terça-feira)
 Divulgação dos resultados da 2ª etapa*  21/11/2018 (quarta-feira), após às 18h
 Entrevistas individuais (3ª etapa)  23 e 26/11/2018 (sexta e segunda-feira)
 Divulgação do Resultado Final  27/11/2018 (terça-feira), após às 18h
 Matrículas  10 a 15/12/2018 (segunda-feira a sábado)
*Etapas somente para o processo seletivo do Mestrado.

Editais abertos

Histórico

O Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental foi criado em 2004, em decorrência de uma forte demanda da região, da preocupação e do interesse da Universidade Feevale em investir na formação de recursos em nível de pós-graduação em Ciências Ambientais, de forma a permitir a integração de saberes em pesquisa, produção científica, ensino, extensão e inovação. O Programa iniciou as atividades em abril de 2005, em nível de mestrado acadêmico, aprovado pela CAPES por meio do Ofício Nº 520/2004/CTC/CAPES. O amadurecimento do Programa, fortemente voltado para as questões ambientais e sociais da região do Vale do Rio dos Sinos, na qual a instituição está inserida, mas também com o propósito de fornecer ferramentas para a investigação de problemas ambientais correlatos em outras regiões, bem como atender a demanda ocasionada pela sociedade regional por profissionais em nível de pós-graduação capacitados para o diagnóstico e o gerenciamento interdisciplinar das questões ambientais, fizeram com que fosse criado o nível de doutorado, credenciado pela CAPES no ano de 2009, conforme Ofício Nº 8/2009/CTC/CAAIV/CGAA/DAV/CAPES. O Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental está vinculado à área de Ciências Ambientais, tendo recebido nota 5 na última avaliação trienal da CAPES. O Programa tem sua trajetória voltada à consolidação como referência em pesquisa e reflexão crítica da abordagem atual do que é qualidade ambiental, bem como ao fortalecimento de seu papel na formação de recursos humanos na temática ambiental no âmbito da pós-graduação. 

Comissão de coordenação

Coordenadora: Annette Droste.

Coordenadora substituta: Daniela Muller de Quevedo.

Representante docente: Andre Rafael Weyermuller.

Representante docente: Daniela Montanari Migliavacca Osorio.

Representante docente: Jairo Lizandro Schmitt.

Representante docente: Sabrina Esteves de Matos Almeida.

Representante discente do Mestrado: Victória Branca Moron.

Representante discente do Doutorado: Catiuscia Marcon.

Doutorado Sanduíche

Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES)
O Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE) tem como objetivo apoiar a formação de recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche no exterior às Instituições de Ensino Superior com cursos de Doutorado reconhecidos pela Capes. O estágio no exterior deve contemplar, prioritariamente, a realização de pesquisas em áreas do conhecimento menos consolidadas no Brasil.

Portaria N.º 186/2017 - Novo Regulamento que estabelece as normas para as modalidades de bolsa no exterior

Visualizar

Fluxo do Doutorado Sanduíche

Visualizar
 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
Câmpus III De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h. (51) 3586 8800 Núcleo de Relacionamento De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h.
Aos sábados, das 8h30min às 13h45min.
(51) 3586 8822 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos
Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h

Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.

Saiba mais