Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social | Universidade Feevale

Sobre o curso

O Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social busca investigar interfaces entre Estado, movimentos sociais, linguagens, economia, tecnologias da informação, políticas públicas e inclusão social, sem perder de vista os processos de homogeneização e heterogeneização culturais, característicos das sociedades contemporâneas.

Área de concentração: Diversidade e Inclusão

Os conceitos de Diversidade e Inclusão exigem estudos avançados, seja para a construção de um corpus teórico específico, seja para a sustentação de um campo de conhecimento interdisciplinar. Neste contexto, propõe-se a área de concentração em Diversidade e Inclusão, objetivando integrar à prática investigativa aspectos de ordem econômica e social que estão imbricados na forma como os sujeitos, grupos, instituições, governos e organizações constroem representações de si e dos outros, produzem discursividades, afirmam identidades e dão sentido e concretude às suas ações, sejam essas manifestas em nível micro ou macrossocial.  Ao olhar para a Diversidade, buscando a Inclusão, considera-se as interfaces entre Estado, movimentos sociais, linguagens, economia, tecnologias da informação, políticas públicas e inclusão social, sem perder de vista os processos de homogeneização e heterogeneização culturais, característicos das sociedades contemporâneas.

Público-alvo

Considerando o caráter interdisciplinar, o Programa atende o interesse e a demanda de egressos de diferentes áreas, dentre estas: ciências Humanas e Sociais, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde e Tecnológicas,  desde que a proposta de pesquisa apresente aderência à área de concentração e às linhas de pesquisa do Programa.

Áreas de Atuação

Áreas de Atuação

Considerando o caráter interdisciplinar, o Programa (Mestrado e Doutorado) atende o interesse e a demanda de egressos de diferentes áreas, dentre estas: ciências Humanas e Sociais, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde e Tecnológicas,  desde que a proposta de pesquisa apresente aderência à área de concentração e às linhas de pesquisa do Programa.

Banner central - Perfil do profissional - Diversidade Cultural e Inclusão Social

Perfil do Profissional

A partir da área de concentração, das linhas de pesquisa e de seus objetivos, o Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social volta-se para a formação de pesquisadores com competência científica para:
  • O desenvolvimento de investigações na Área de concentração em Diversidade e Inclusão, a partir das linhas de pesquisa em Linguagens e Tecnologias, Inclusão Social e Políticas Públicas, Saúde e Inclusão Social;
  • A análise crítica, a proposição e a avaliação de programas relacionados às temáticas da diversidade e da exclusão/inclusão social;
  • O reconhecimento da complexidade que envolve a diversidade e os processos de exclusão/inclusão para a proposição de projetos e ações de caráter interdisciplinar, a fim de responder às demandas relativas a esses temas;
  • A leitura crítica das políticas públicas relativas à diversidade e à inclusão social e uma formação qualificada para a construção de redes de articulação entre a academia, os movimentos sociais e os poderes públicos, a fim de contribuir para a formulação de políticas públicas nesse campo;
  • Aprofundar a investigação acerca das práticas sociais, por intermédio do diálogo entre a linguagem e as tecnologias e as suas relações com adiversidade e os processos de exclusão/ inclusão na sociedade contemporânea;
  • A reflexão e a elaboração de projetos e ações sobre as temáticas da diversidade e da inclusão capazes de articular as atividades de ensino,pesquisa e extensão;
  •  A capacidade de analisar e criticar o contexto social, histórico, cultural e tecnológico sob um ângulo plural e articulado com os diversos campos do conhecimento;
  • O desenvolvimento de pesquisa avançada em Diversidade e Inclusão, bem como atividades de ensino que traduzam, nos conhecimentos científicos, uma visão articulada dessas temáticas.

Processo seletivo | aluno regular

Calendário do processo seletivo 2018/02 para ingresso em 2019/01

 Inscrições pela internet  11/09 (terça-feira) a 08/11/2018 (quinta-feira)
 Divulgação dos resultados da 1ª etapa  14/11/2018 (quarta-feira), após às 18h
 Produção textual (2ª etapa)*  20/11/2018 (terça-feira)
 Divulgação dos resultados da 2ª etapa*  21/11/2018 (quarta-feira), após às 18h
 Entrevistas individuais (3ª etapa)  23 e 26/11/2018 (sexta e segunda-feira)
 Divulgação do Resultado Final  27/11/2018 (terça-feira), após às 18h
 Matrículas  10 a 15/12/2018 (segunda-feira a sábado)
*Etapas somente para o processo seletivo do Mestrado.

Editais abertos

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social foi recomendado pela CAPES, através do Ofício N.º 255-19/2012/CTC/CAAIII/CGAA/DAVCAPES, em 27 de novembro de 2012, sendo que as atividades acadêmicas tiveram início em março de 2013. 

A proposta do programa tem como objetivo geral produzir conhecimentos avançados no campo da diversidade e da inclusão social de indivíduos e grupos, a partir da compreensão de suas formas de organização social, dos processos identitários e de manifestações culturais, das relações com o Estado, das políticas públicas, da saúde e da qualidade da vida, com o intuito de formar pesquisadores aptos a intervir, por meio do conhecimento científico, na defesa da diversidade e da inclusão social, dos direitos individuais e coletivos, dos processos participativos e das políticas públicas.
 
O Programa tem como foco as problemáticas socioeconômicas, culturais e ambientais do Vale do Rio do Sinos/RS preponderantemente decorrentes das formas desordenadas de urbanização, das transformações industriais e de seus impactos ambientais ou sociais, do consumo predatório da força de trabalho e sua precarização e  dos altos índices de exclusão social.

A perspectiva interdisciplinar da proposta está em consonância com a demanda social regional. O Programa organiza-se em torno de uma Área de Concentração - Diversidade e Inclusão - e três Linhas de Pesquisa: Saúde e Inclusão Social; Linguagens e Tecnologias; Inclusão Social e Políticas Públicas.

Comissão de coordenação

Coordenadora: Jacinta Sidegum Renner.

Coordenadora substituta: Débora Nice Ferrari Barbosa.

Representante docente: Gustavo Roese Sanfelice.

Representante docente: Norberto Kuhn Junior.

Representante docente: Patricia Brandalise Scherer Bassani.

Representante discente do Mestrado: Kelvin da Silva Penedo.

Representante discente do Doutorado: Luciano de Almeida Lima.

Doutorado Sanduíche

Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES)
O Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE) tem como objetivo apoiar a formação de recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche no exterior às Instituições de Ensino Superior com cursos de Doutorado reconhecidos pela Capes. O estágio no exterior deve contemplar, prioritariamente, a realização de pesquisas em áreas do conhecimento menos consolidadas no Brasil.

Portaria N.º 186/2017 - Novo Regulamento que estabelece as normas para as modalidades de bolsa no exterior

Visualizar

Fluxo do Doutorado Sanduíche

Visualizar
 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
Câmpus III De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h. (51) 3586 8800 Núcleo de Relacionamento De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h.
Aos sábados, das 8h30min às 13h45min.
(51) 3586 8822 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos
Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h

Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.

Saiba mais