Universidade Feevale oferece formação gratuita em Libras para seus colaboradores | Universidade Feevale

Universidade Feevale oferece formação gratuita em Libras para seus colaboradores

27/03/2024 - Atualizado 14h59min

libras

Objetivo é fomentar uma cultura organizacional mais inclusiva. Aulas da primeira turma se iniciaram nesta quarta-feira, dia 27

A Universidade Feevale, por meio do setor de Gestão de Pessoas e do programa Inove, passou a oferecer de forma gratuita, aos seus colaboradores, o Curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais). O objetivo é proporcionar uma formação abrangente em Libras, promover a diversidade, enriquecer a comunicação e fomentar uma cultura organizacional mais inclusiva. A cada semestre, será ofertada uma turma com 25 participantes, sendo que a primeira edição teve início nesta quarta-feira, 27 de março.

A formação é ministrada pela professora da Universidade Feevale Carine Mendes Garbin Diesel, que possui mestrado em Letras pela Instituição e é surda. As atividades acontecem por meio de encontros presenciais semanais, totalizando 30h de curso.

Através do aprendizado da Libras, os colaboradores serão capacitados a se comunicar efetivamente com pessoas surdas, contribuindo para um ambiente de trabalho mais diverso e acolhedor”, aponta Fabricia Boll, analista de Desenvolvimento Humano Organizacional da Feevale.

Confira os conteúdos:

  • História e curiosidades sobre a comunidade surda; mundo surdo: identidade, cultura e comunidade
  • Construção da gramática
  • Expressões faciais e corporais
  • Alfabeto datilológico; saudações; pronomes; advérbios; números e quantidade; relações de parentesco; valores monetários; noções de tempo; calendário; meios de comunicação; objetos; classificadores; meios de transportes; alimentos; profissões, cidades, adjetivos e vocabulários de situações de diálogos
  • Gramática: aspectos fonéticos e fonológicos da Libras, tipos de frases, direção e perspectiva visual e advérbios de tempo, pronomes interrogativos, pessoais e demonstrativos, advérbios de lugar, modos incorporados aos verbos e de frequência, uso do verbo IR e as variações linguísticas, expressões idiomáticas
  • Como se estruturam as sentenças
  • Sinais relacionados à Feevale (prédios, cores, setores, funções, equipamentos, documentos)

Sobre o Inove

Criado em 2007, o programa Inove tem como objetivo fortalecer as ações de inclusão e desenvolvimento de pessoas com deficiência no quadro de colaboradores da Feevale e ampliar o escopo de atuação para trabalhar ações voltadas à diversidade, fomentando, principalmente, ações que incentivem as relações de forma saudável e de respeito às pessoas em sua totalidade, disseminando uma cultura inclusiva. Conta com profissionais de diferentes áreas de atuação, os quais, por meio de projetos e ações, trabalham para atender os funcionários com deficiência e disseminar uma cultura institucional inclusiva.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.