Projeto Green Shoes é o vencedor do Startup Teens | Universidade Feevale

Projeto Green Shoes é o vencedor do Startup Teens

22/11/2018 - Atualizado 13h17min

Alunos da Escola Feevale apresentaram soluções para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Green Shoes, um tênis que recarrega bateria de celular usando uma placa piezoelétrica, que transforma a energia mecânica em energia elétrica. Essa foi a proposta vencedora do Startup Teens, evento que desde o dia 30 de outubro reuniu estudantes da 2ª etapa do 4º ciclo da Escola de Educação Básica Feevale – Escola de Aplicação, com o objetivo de propor soluções para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O pitch final ocorreu na noite desta terça-feira, dia 20.  

Promovido pela Diretoria de Inovação da Universidade Feevale e pela Escola Feevale, o Startup Teens teve o objetivo de despertar, nos adolescentes, atitudes empreendedoras, de modo que eles pudessem se iniciar no mundo dos negócios, com mais possibilidades de serem bem-sucedidos. O evento, que contou com seis encontros, foi um espaço para a experimentação de hipóteses sobre o real pelo adolescente, por meio da experiência da condução de uma empresa.

Participaram cerca de 60 alunos da Escola, que receberam auxílio de mentores. Segundo a diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon, a intenção foi fazer com que os estudantes desfrutassem desse ambiente de inovação, inclusive dentro do parque tecnológico, para, posteriormente, compartilharem essa experiência. “Esse é um processo de construção, onde todos ganham. Trabalhem nisso, aproveitem e repliquem essa experiência para os colegas, em casa e em suas vidas”, disse ela aos estudantes.

Para a diretora da Escola Feevale, Lovani Volmer, é motivo de muito orgulho, para a Feevale, ver os alunos que estão terminando o Ensino Fundamental trabalhando no coletivo a partir de uma ideia e pensando na inovação e no empreendedorismo. “Isso é, literalmente, ser uma escola do século XXI”, salientou. José Camargo, pai de um dos alunos, agradeceu pela oportunidade de os estudantes vivenciarem o empreendedorismo e por terem a chance de articularem, agregarem a lógica ao seu trabalho e terem uma visão sistêmica.

Premiação

Os estudantes que ficaram em primeiro lugar receberão mentoria do Feevale Techpark e passaporte para o Startup Weekend Novo Hamburgo 2019 e para os eventos do programa Pílulas da Inovação. Os segundos colocados receberão mentoria do Feevale Techpark e passaporte para o Pílulas da Inovação, enquanto que os terceiros colocados ganharão mentoria do Feevale Techpark. Além disso, os integrantes dos três grupos foram convidados para um café da manhã na Universidade Feevale, onde terão a oportunidade de apresentarem suas propostas. Os projetos premiados foram os seguintes:

  • 1º lugar: Green Shoes
O que é: tênis que recarrega bateria de celular usando uma placa piezoelétrica, que transforma a energia mecânica em energia elétrica. O projeto pretende ajudar as pessoas a recarregarem a bateria de seus telefones em qualquer lugar, sem depender de uma tomada.

Alunos: Enzo Eduardo Petry, Guilherme Navossat, Leonardo Muller da Silva, Luana de Mesquita, Rafaela Grasselli, Vicente Biegler e Vitória Hoff.

  • 2º lugar: Ready Dish
O que é: aplicativo criado para facilitar clientes e restaurantes, otimizando o tempo. Com isso, o cliente pode escolher com calma e antecedência o que vai comer e ainda pagar virtualmente. Assim, não precisará aguardar na fila de espera, nem aguardar o tempo de preparo da refeição.  

Alunos: Francisco Sommer, Helena Rocha, Leonardo Pomier, Lucas Camargo, Lucas Medeiros e Matheus Hugendobler.

  • 3º lugar: No Rules
O que é: roupas sem distinção de gênero, sem limitações ou estereótipos, fazendo com que quem as use sinta-se bem.

Alunos: Carolina Giacomet, Fionna Pinsent, Kauan Fonseca, Luis Petersen, Maria Eduarda Hansen, Nayelli Sales, Rafaela Barth e Tomás Bohn.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.