Pioneiro em transplante de pulmão na América Latina ministrou aula magna de Medicina | Universidade Feevale

Pioneiro em transplante de pulmão na América Latina ministrou aula magna de Medicina

26/09/2017 - Atualizado 14h25min
Evento aconteceu nesta terça-feira, no Câmpus II da Universidade Feevale

A Universidade Feevale e o Instituto de Ciências da Saúde (ICS) promoveram, na manhã desta terça-feira, 26, a aula magna do curso de Medicina. A palestra O médico que o Brasil precisa foi ministrada por José de Jesus Peixoto Camargo, médico que realizou o primeiro transplante de pulmão do Brasil e da América Latina (1989). O evento foi realizado no Salão de Atos do Câmpus II, e contou com a presença de acadêmicos, profissionais da saúde e comunidade interessada. Cleber Alvares da Silva, coordenador do curso de Medicina da Feevale, abriu a aula com as boas-vindas aos acadêmicos e à comunidade presente e lembrou que a Instituição se preparou com muito amor e tecnologia para receber a primeira turma do curso. “Ser médico é atender a um chamado de solidariedade e de respeito à nossa população”, afirmou.

J. J. Camargo, médico especialista em cirurgia torácica, foi pioneiro em transplante de pulmão, além de idealizador do Centro de Transplantes da Santa Casa de Porto Alegre, onde é diretor de Cirurgia Torácica no Pavilhão Pereira Filho. Em sua fala, o médico salientou as transformações pelas quais a Medicina passou nos últimos trinta anos, que representam um avanço muito mais significativo do que o de toda a história da humanidade. “Temos, agora, que fazer como Pedro, que perguntou a Cristo quando o viu após a sua ressurreição: quo vadis (onde vais)? Talvez o mais impressionante lugar para onde essa evolução esteja nos levando nos últimos anos seja a interação em todas as áreas do conhecimento”, disse Camargo.

Veja fotos do evento:

Aula Magna Medicina
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.