Mostra Competitiva de Modelismo terá modelos para locomoção de cadeirantes | Universidade Feevale

Mostra Competitiva de Modelismo terá modelos para locomoção de cadeirantes

04/11/2016 - Atualizado 13h24min
Competição, que acontece neste sábado, dia 5, conta com apoio dos cursos de Design e Design Gráfico e do programa de pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social

Neste sábado, dia 5 de novembro, a Universidade Feevale realizará a nona edição da Mostra Competitiva de Modelismo. Pensando na relevância da temática da acessibilidade, neste ano, as equipes projetaram objetos de locomoção para pessoas com necessidades especiais. A competição será entre as equipes pilotando esses objetos – que não deveriam ser, necessariamente, cadeiras de rodas – remotamente controladas em um circuito previamente elaborado, levando um boneco de 71,3kg e contemplando vários dos desafios diários encontrados pelos cadeirantes nas ruas das cidades. 

O circuito foi idealizado pelas acadêmicas Bruna Ghesla Wolff, do curso de Design, Mikaela de Souza, do curso de Design Gráfico, e Michele Barth e Bruna Henkel Ferro, ambas do mestrado em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Feevale. Orientadas pelas professoras Jacinta Sidegum Renner e Cintia Ourique Monticelli, as atividades integram o macroprojeto de pesquisa Desenvolvimento de produtos e adaptações ergonômicas para cadeira de rodas. A proposta parte do Design Inclusivo, que tem como principal enfoque a sensibilização a respeito da acessibilidade urbana, em especial, aos usuários cadeirantes. 

No trajeto, construído pela Oficina Tecnológica em escala 1:5, estão propostos e delineados uma série de problemas cotidianos que o cadeirante enfrenta para sair de casa e se locomover no ambiente urbano, entre os quais: postes nas calçadas, buracos, rampas, espaços estreitos, degraus, locomoção em espaços interiores e acesso ao sanitário. Esses são apenas alguns dos problemas encontrados pois, na prática, eles enfrentam muitas outras situações adversas. “Acredita-se que esse projeto seja um ponto de partida na conscientização, tanto dos participantes da competição, quanto da comunidade, pois estes poderão vivenciar as dificuldades tão rotineiras no dia a dia de quem passa por essas situações”, explicam as acadêmicas no projeto.

Saiba mais 

No evento, os estudantes do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (ICET) são desafiados a projetar, construir e competir com um modelo previamente determinado pelos professores. O objetivo é integrar os acadêmicos, utilizando os conhecimentos adquiridos em sala de aula no desenvolvimento de modelos melhor controlados aerodinamicamente A competição acontecerá das 9h às 12h, na Rua Coberta do Câmpus II da Instituição, e a comunidade está convidada a assistir gratuitamente a mostra. O evento é promovido pelo ICET, sob a coordenação da professora Cíntia Ourique Monticelli.

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.