Inova RS da Região Metropolitana e Litoral Norte apresenta resultados e lança plataforma | Universidade Feevale

Inova RS da Região Metropolitana e Litoral Norte apresenta resultados e lança plataforma

16/04/2024 - Atualizado 13h08min

inovaRS

Evento acontece no dia 19, em Porto Alegre

O Inova RS da Região Metropolitana e Litoral Norte, programa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul que coloca a inovação como estratégia de desenvolvimento, promove, no dia 19, junto à reunião da Mesa Regional, o lançamento da Plataforma ID RS. Além da iniciativa, que conectará ambientes de inovação da região, serão apresentados os resultados dos projetos que foram idealizados, planejados e executados junto à comunidade local e supervisão da Universidade Feevale. O evento acontece a partir das 10h, na Sala Abacateiro, no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Rua Engº Luiz Englert, 333, Farroupilha, Porto Alegre).

A Plataforma ID RS foi desenvolvida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), e tem como objetivo conectar os diversos ambientes de inovação existentes na região. Com esta tecnologia, startups, estudantes, investidores e outros residentes dos ambientes terão maior mobilidade entre o ecossistema local de inovação, pois terão o acesso facilitado e será evitada a duplicidade de dados.

Os ambientes parceiros no desenvolvimento da plataforma, e que serão os primeiros a utilizá-la em caráter de teste, são: Instituto Caldeira, Tecnopuc, Tecnosinos, Parque Zenit/UFRGS e Feevale Techpark. Após a implementação nos ambientes da Região Metropolitana e Litoral Norte, o projeto poderá ser levado a outros regiões do Estado.

Sobre a reunião da Mesa

A Mesa Regional, composta por cerca de 80 integrantes representantes da quádrupla hélice (universidade-empresa-governo-sociedade), constitui ponto chave da estrutura de governança do programa, pois tem papel de validar, discutir e garantir a participação de instituições e empresas nas ações voltadas ao ecossistema de inovação. O objetivo é engajar as lideranças locais, visando à criação de oportunidades de negócio por meio da elaboração e implementação de uma estratégia regional de inovação como forma de alavancar o crescimento econômico e o desenvolvimento social.

A conclusão da fase atual do programa Inova RS da Região Metropolitana e Litoral Norte marca um momento significativo na promoção da inovação na região. Além do lançamento da Plataforma ID RS, projeto da área de TICs (tecnologias da informação e da comunicação), também serão apresentados os resultados alcançados por projetos desenvolvidos nas áreas de educação, saúde e economia criativa, em quatro anos de atuação do programa.

Sobre o Inova RS

Desenvolvido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, em parceria com representantes da quádrupla hélice da inovação de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, o Inova RS quer que o Estado seja, até 2030, referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local. Para isso, busca estimular o investimento em inovação tecnológica para potencializar o crescimento do Estado e para torná-lo um lugar capaz de gerar, reter e atrair empreendedores, negócios e investimentos intensivos em conhecimento. O Estado está dividido em oito ecossistemas de inovação: regiões Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Noroeste e Missões; Produção e Norte; Serra e Hortênsias; e Vales. A diretora de Inovação da Universidade Feevale, Daiana de Leonço Monzon, é coordenadora do comitê estratégico do Inova RS da Região Metropolitana e Litoral Norte.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.