Feevale amplia a oferta de exame que detecta câncer de próstata | Universidade Feevale

Feevale amplia a oferta de exame que detecta câncer de próstata

07/11/2023 - Atualizado 08/11/2023 18h36min

Até o dia 30 de novembro, homens com idade igual ou superior a 45 anos podem agendar o exame de PSA sem necessidade de encaminhamento médico

PSA Cleber

No mês de conscientização a respeito da saúde do homem, em especial da prevenção ao câncer de próstata, a Universidade Feevale amplia a oferta do exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), que auxilia na detecção precoce da doença. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. Nesse sentido, durante a campanha internacional de Novembro Azul, o Centro Integrado de Especialidades em Saúde da Feevale (Cies), em parceria com os cursos de Biomedicina, Farmácia e Medicina, ofertará o exame de PSA para homens com idade igual ou superior a 45 anos, de forma gratuita e sem necessidade de requisição do Sistema Único de Saúde (SUS).

O exame consiste na análise de uma amostra de sangue venoso, de forma a medir os níveis do antígeno produzido pela próstata. Ele funciona como um exame inicial que avalia as condições da próstata e pode detectar precocemente o câncer na região, mas não deve ser utilizado como diagnóstico definitivo da doença. Caso o exame apresente alterações, o médico solicitará exames complementares para a confirmação do diagnóstico.

O reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, que fez o exame na tarde desta quarta-feira, 8, lembra que a prevenção é sempre a melhor alternativa, e convida tanto o público interno quanto externo da Instituição para realizar a coleta do PSA. “As pessoas precisam aproveitar essa oportunidade de acesso a um exame que é um indicador muito importante do câncer de próstata. Tirem um tempo para cuidar da sua saúde e pensar no seu futuro. Lembrem que, quando uma pessoa adoece, toda sua família adoece”, declara.

A diretora do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Feevale, Caren Mello Guimarães, aponta que o diagnóstico precoce do câncer de próstata possibilita que o tratamento seja iniciado antes que a doença se desenvolva e se dissemine para outras regiões do corpo. “Quando a doença é detectada em estágios iniciais, as chances de cura são maiores e os tratamentos são menos invasivos”, afirma.

O exame de PSA no Cies deve ser agendado presencialmente (Rua Rubem Berta, 200, Novo Hamburgo) ou pelo WhatsApp (3586-9234). Não é necessário encaminhamento médico ou preparo para a coleta. Os resultados serão entregues ao paciente, que também receberá orientações de cuidados com a saúde. Caso necessário, uma consulta com o urologista do Cies poderá ser agendada.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.