Documentário produzido por professora da Feevale é premiado | Universidade Feevale

Documentário produzido por professora da Feevale é premiado

28/02/2024 - Atualizado 13h11min

Obra que conta história de famílias que tiveram suas vidas impactadas por construção de hidrelétrica foi contemplada em edital da Lei Paulo Gustavo

O documentário Atingidos Somos Nós, dirigido pela professora do mestrado em Psicologia da Universidade Feevale, Carmem Regina Giongo, foi contemplado com o Prêmio de Exibição Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). A partir da premiação, que foi viabilizada pela Lei Paulo Gustavo, a produção será exibida pelas emissoras integrantes da RNCP no Brasil, pelo período de dois anos, bem como receberá um valor de R$ 20 mil.

Com coprodução da Margot Filmes, o documentário independente narra as histórias de vida e os impactos socioambientais produzidos pela construção da Hidrelétrica de Itá, localizada entre Aratiba, no Rio Grande do Sul, e Itá, em Santa Catarina. A hidrelétrica entrou em operação em 2000 e atingiu cerca de 3500 famílias. “Na época, muitos moradores foram reassentados em outras regiões, mas grande parte permaneceu nas áreas rurais atingidas. Nosso foco são as narrativas dos agricultores que continuaram vivendo no entorno do reservatório após a construção da obra. Esses pequenos agricultores vivem em condições muito precárias e estão presenciando o desaparecimento de suas comunidades”, explica Carmem.

A obra é fruto da tese de doutorado de Carmem, defendida em 2017, com orientação de Jussara Maria Rosa Mendes e intitulada Futuro roubado: banalização da injustiça e do sofrimento social e ambiental na construção de hidrelétricas. “Estou muito feliz com o prêmio, especialmente porque agora, com exibição em rede nacional, um público muito maior terá acesso ao documentário e as diferentes formas de violação de direitos vivenciadas pelas comunidades atingidas pela construção de barragens”, afirma a professora.

Ficha técnica

  • Atingidos Somos Nós (2016, documentário, 38min)
  • Direção: Carmem Regina Giongo
  • Roteiro: Cassemiro Vitorino, Carmem Regina Giongo e Ilka Goldschmidt
  • Montagem: Cassemiro Vitorino
  • Direção de fotografia: Carmem Regina Giongo
  • Produção e pesquisa: Carmem Regina Giongo
  • Imagens: Carmem Regina Giongo
  • Coprodução: Margot Filmes

atingidos capa

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.