Chamada de Trabalhos

São três as opções para apresentação de trabalhos:

 


Após a escolha de uma das três Chamadas de Trabalhos, de acordo com os esclarecimentos abaixo, os trabalhos, que deverão ser enviados completos a partir do link Inscrições, deverão dialogar com um dos sete eixos temáticos propostos abaixo.


Grupos de Trabalho (GT´s)


Os artigos de revisão teórica deverão apresentar um breve resumo dos trabalhos existentes, seguidos de uma avaliação das novas idéias, métodos, resultados e conclusões, e uma bibliografia, relacionando as publicações significativas sobre o assunto (mínimo seis páginas e máximo 12, levando em conta a Formatação dos Trabalhos). O primeiro autor deverá ser, no mínimo, mestrando. Já o segundo autor desta revisão poderá ser especialista.


Os artigos originais referentes à pesquisa experimental deverão conter todas as informações necessárias que permitam ao leitor repetir as experiências e/ou avaliar as conclusões do autor. 

 
Os artigos científicos deverão seguir a seguinte estrutura: Título (português e língua estrangeira); autores, vínculo institucional, e-mail; resumo (máximo de dez linhas); palavras-chaves (máximo três); Abstract; Keywords; Introdução; Desenvolvimento; Materiais e Métodos; Resultados e Conclusão ou Discussão; Agradecimentos e imagens (quando necessários); Referências (bibliográficas e eletrônicas). Currículo resumido do primeiro autor (máximo de cinco linhas). Os arquivos deverão ser salvos em versão "pdf". Clique aqui para baixar o programa Acrobat, caso necessário.


Caso sejam selecionados, deverão entregar a versão final na data estipulada no site. Serão apresentados oralmente durante o evento, tendo para isso 30 minutos e mais 15 minutos de discussão com a mesa, composta por dois doutores (representantes do conselho, comitê científico ou convidado externo) e platéia.

 

Comunicação Oral


Serão aceitos artigos científicos completos (10.000 a 15.000 caracteres - contando os espaços) para apresentação, sendo que o primeiro autor deve ter titulação mínima de graduado. Os artigos científicos deverão comunicar, preferencialmente, trabalhos em fase inicial ou intermediária, relatos de pesquisa e de experiências didáticas e/ou comunitárias.


Os artigos científicos deverão seguir a seguinte estrutura: Título (português e língua estrangeira); autor(es), vínculo institucional, e-mail; resumo (máximo de dez linhas); palavras-chaves (máximo de três); Abstract; Keywords; Introdução; Desenvolvimento; Materiais e Métodos; Resultados e Conclusão ou Discussão; Agradecimentos e imagens (quando necessários) e Referências (bibliográficas e eletrônicas). Currículo resumido do primeiro autor (máximo de cinco linhas). Os arquivos deverão ser salvos em versão " pdf " . Clique aqui para baixar o programa Acrobat, caso necessário.


Caso sejam selecionados, deverão entregar a versão final na data estipulada no site. Deverão ser apresentados oralmente durante o evento, tendo para isso 15 minutos e mais 5 minutos de discussão com o mediador (representante do Conselho ou Comitê Científico)

 

Pôster Científico


Serão aceitos artigos completos (5.000 a 10.000 caracteres - contando os espaços). Os pôsteres científicos visam a divulgação do trabalho em andamento. Devem apresentar projetos de pesquisa artística, científica, tecnológica ou de inovação, desenvolvidas por professores e alunos de cursos técnicos, de graduação, pós-graduação ou recém-formados.


Os artigos científicos deverão seguir a seguinte estrutura: Título (português e língua estrangeira); autor(es), vínculo institucional, e-mail; resumo (máximo com dez linhas); palavras-chaves (máximo de três); Abstract; Keywords; Introdução; Desenvolvimento; Materiais e Métodos; Resultados e Conclusão ou Discussão; Agradecimentos e imagens (quando necessários) e Referências (bibliográficas e eletrônicas). Currículo resumido do primeiro autor (máximo de cinco linhas). Os arquivos deverão ser salvos em versão "pdf " . Clique aqui para baixar o programa Acrobat, caso necessário.


Caso sejam selecionados, deverão entregar a versão final na data estipulada no site. Os pôsteres deverão ser impressos e afixados no local, de acordo com as normas publicadas no site. Deverão ser apresentados oralmente durante sessão específica no evento, tendo dez minutos para isso e mais cinco minutos de discussão com o mediador da sessão.

 

Apresentação do pôster


Após seleção, os pôsteres deverão observar a medida de 0,90m por 1,20m. O mesmo deverá, obrigatoriamente, ser colocado no local da sessão pelo participante, de acordo com a Programação do evento.


Não haverá qualquer tipo de premiação.


Os certificados serão entregues somente aos expositores, no final de cada sessão.

 

Eixos temáticos:

 

1. Ensino: teoria e prática

2. Teorias da moda: ciências humanas e sociais

3. Moda, processos de criação e produção de subjetividade

4. Design: processos de criação e produção

5. Comunicação e Moda

6. Moda e Marketing

7. História da moda e cultura das aparências

 

1. Ensino: teoria e prática

Profª. Ms. Dorotéia Baduy Pires
Profª. Drª. Maria de Fátima


O eixo quer constituir uma constante discussão sobre o ensino de moda no Brasil por meio do estudo, da reflexão e da discussão de teorias e propostas educacionais; modelos pedagógicos; processos de sala de aula; novas tecnologias de ensino; a visão do aluno, a postura do profissional (continuidade/ruptura); a participação do egresso no mercado de trabalho e na educação formal. Ampliar a reflexão sobre as questões pedagógicas e os processos formativos no âmbito da moda, que dialoguem em campos conexos, em lugares distintos e tempos diversos (online, EAD..). Os espaços de formação profissional, os lugares, a memória e os saberes na educação não-formal.


2. Teorias da moda: ciências humanas e sociais

Profª. Drª. Mara Rubia Sant’ana
Profª. Drª. Nízia Villaça


O eixo busca discutir a Moda como forma de comunicação com o mundo, com o outro ou consigo próprio, como produto de determinada cultura ou forma de produção cultural. Estuda questões simbólicas presentes na moda por meio dos mecanismos da cultura, que se organiza enquanto sistema comunicativo a partir de raízes básicas como o sonho, as atividades lúdicas e a produção criativa do homem. Inclui a análise da moda como sistema de vínculos e dos vínculos como construção da sociabilidade, bem como o papel dos meios de comunicação no estabelecimento de tais relações.

 

3. Moda, processos de criação e produção de subjetividade

Profª. Ms. Cristiane Mesquita
Profª. Drª. Rosane Preciosa


O eixo pretende abordar a Moda como máquina estética componente da produção de subjetividade. Nesse sentido, enfatizam processos de criação como modos de expressão que busquem constituir e/ou reinventar territórios estéticos e/ou existenciais. Nesse contexto, as interfaces propostas incluem diálogos da moda com campos ligados ao figurino, à arquitetura, ao design, à filosofia, à arte e à performance, entre outros.

 

4. Design: processos de criação e produção

Profª. Drª. Evelise Anicet Ruthschilling
Profª. Ms. Dorotéia Baduy Pires
Profª. Lu Catoira


A relação entre o design e os setores vestuário e têxtil; a gestão do design; os projetos de design de moda; as novas metodologias projetuais; a interpretação e a decodificação dos fatores e variáveis ambientais, sociais, culturais e mercadológicos em produtos; a transposição das necessidades humanas em funções práticas e estético-simbólicas em produtos; os parâmetros projetuais tangíveis e não tangíveis (técnicos, funcionais e simbólicos); ergonomia aplicada à moda; o ciclo de vida dos produtos de moda; a sustentabilidade; o design de sistemas; o novo perfil do profissional que configura os produtos de moda; a formação acadêmica dos designers que atuam no setor vestuário e têxtil.

 

5. Comunicação e Moda

Profª. Drª. Ana Claudia Mei Alves de Oliveira
Profª. Drª. Kathia Castilhos
Profª. Drª. Solange Wajnman

 

O eixo busca discutir a moda enquanto processo comunicativo em suas relações com o corpo,  com os veículos midiáticos, com a sociabilidade e o consumo. Contempla questões ligadas ao impacto das produções midiáticas na vida social. Investiga as especificidades e diferenças da comunicação da moda em sociedades diversas.

 

6. Moda e Marketing

Profª. Drª. Ana Paula Celso de Miranda
Profª. Ms. Carol Garcia

Este eixo propõe a discussão de  estudos concluídos bem como em andamento que reflitam sobre a pesquisa do consumidor de moda utilizando metodologias qualitativas e/ou quantitativas com foco tanto no consumidor final (processos intraindividuais, interpessoais e sociais do consumo) bem como o comportamento do comprador organizacional.

 

O objetivo é analisar as relações de consumo de moda quer sejam estas entre pessoas ou entre pessoas e objetos, com ênfase na compreensão das comunidades de consumo, e o estudo de estratégias, sobretudo de marcas, como recurso de construção de significados entre empresas e sociedade.

 

7. História da moda e cultura das aparências

Profª. Drª. Maria Claudia Bonadio
Profª. Drª. Maria Cristina Volpi Nacif

 

Discussão de pesquisas em andamento ou concluídas na área de história da moda, indumentária e cultura das aparências, ou seja, as transformações sócio-culturais relativas às formas vestimentares; à materialidade das roupas e dos têxteis; ao campo da moda e suas instituições. Trabalhos que foquem as interfaces entre arte (música, cinema, artes-plásticas, etc), mídia (jornais, revistas, televisão, etc) e moda e/ou indumentária;  relações entre aparência, gênero e identidade sob a perspectiva histórica, bem como discussões sobre a historiografia da moda também serão bem-vindos.

Campus I  |  Av. Dr. Maurício Cardoso, 510  •  Bairro Hamburgo Velho  •  Novo Hamburgo  •  RS  •  CEP 93510-250
Campus II  |  ERS 239, 2755  •  Novo Hamburgo  •  RS  •  CEP 93352-000  •  Telefone: (51) 3586-8800


Resolução mínima de 800x600. © Copyright 2005, Universidade Feevale. Search powered by Google.