Buscar

Alunos da Escola de Aplicação aprendem com iPads

15/05/2012 17:28:04

A partir deste mês, os alunos da Educação Infantil e primeiro ciclo do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Feevale – Escola de Aplicação passam a ter ainda mais contato com a tecnologia de ponta. A Instituição conta, agora, com 20 iPads, que estão sendo utilizados em sala de aula de forma integrada com as atividades curriculares.
 
O projeto aplicado com os tablets é baseado nos conceitos de adaptação, cooperação e mobilidade. Adaptação remete às questões de acessibilidade: sendo a Escola de Aplicação caracterizada como uma escola inclusiva, a seleção de aplicativos para fins educativos deve facilitar o aprendizado dos estudantes. O conceito cooperação fundamenta o projeto, pois os iPads potencializam os processos de aprendizagem colaborativa. E a mobilidade se dá a partir da expansão de opções que os dispositivos móveis possibilitam ao ensino.

 

O aluno da turma 012BT, Davi Fernandez de Oliveira, 5 anos, estava entre os mais animados durante a apresentação dos iPads na sala de aula. "Tirei foto, desenhei e mexi no planeta Terra, quando a gente toca aumenta e diminui. O iPad é legal porque tem várias coisas que não tem no computador", conta o estudante.
 
De acordo com a diretora pedagógica da Escola, Lovani Volmer, os iPads fazem parte de um projeto maior de aplicação tecnológica à educação da Escola de Aplicação. "Temos claro que, mais uma vez, não se trata apenas de usar uma nova tecnologia. O trabalho da escola deve ser envolvê-la em seu projeto pedagógico e determinar objetivos claros para a ferramenta", afirma Lovani. A Escola de Aplicação conta além dos laboratórios de informática, com a Sala Conectada, que pode ser usada por todos os professores da Instituição durante o período de aula.

A -  A +
Voltar