Atividades suspensas
Para buscar formação na área, consulte a página do Mestrado em Processos e Manifestações Culturais.
O Mestrado Profissional em Letras é um curso de pós-graduação stricto sensu, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. Este Mestrado tem como objetivo capacitar professores a assumirem um posicionamento crítico diante do domínio linguístico de seus alunos de modo a qualificar o desempenho deles no que tange à leitura e à expressão oral e escrita.

Área de concentração: Ensino de Língua e Literatura
A área de concentração Ensino de Língua e Literatura tem como escopo os estudos linguísticos e literários contemporâneos, com o intuito de mostrar como os avanços teóricos no âmbito da linguística e da literatura contribuem para qualificar a prática docente no Ensino Fundamental e Médio.
Objetivos
- promover o aprofundamento dos conhecimentos acerca da língua e da literatura, possibilitando ao egresso um posicionamento intelectual amadurecido para a interação com a realidade linguística de seus alunos, com o intuito de qualificar o desempenho e os conhecimentos linguísticos destes;
- formar profissionais que tenham um perfil inovador e que contribuam para a qualificação do ensino de língua e literatura;
- contribuir para a qualificação do ensino de língua e de literatura na Educação Básica, com vistas a aumentar o índice de alfabetização funcional em todos os níveis, promovendo, assim, a proficiência em habilidades de leitura e de escrita;
- contribuir para a qualificação do ensino de língua e de literatura na Educação Básica, para reduzir os índices de evasão escolar;
- ampliar o multiletramento do aluno da Educação Básica de forma a promover sua inserção efetiva no mundo globalizado mediado pela tecnologia;
- contribuir para a diminuição do preconceito linguístico e social e o acesso a bens culturais por meio da discussão acerca da cultura;
- instrumentalizar os docentes para a criação de materiais didáticos inovadores e embasados nos estudos linguísticos e literários contemporâneos, levando em conta igualmente os recursos tecnológicos;
- preparar os docentes para o trabalho com classes heterogêneas no que tange ao desenvolvimento típico e atípico.
Público-alvo
Graduados em Letras e em Pedagogia.

Áreas de Atuação e Perfil Profissional
A partir da área de concentração, das linhas de pesquisa e de seus objetivos, o Curso de Mestrado Profissional em Letras volta-se à formação de professores com competência para:
- responder aos avanços do conhecimento na área de Letras, exigidos para o desempenho competente da docência na Educação Básica;
- posicionar-se intelectualmente frente à realidade linguística do aluno, no que tange à linguagem e à leitura de mundo;
- compreender o funcionamento da língua portuguesa, tanto na perspectiva gramatical quanto discursiva, a fim de promover a efetiva competência linguística de seu aluno, na modalidade oral e na escrita;
- reconhecer a língua como fator de afirmação da identidade nacional;
- conhecer o sistema e o acervo literário, bem como os estudos sobre leitura, para promover a formação de leitores proficientes;
- reconhecer a complexidade da cultura nacional e sua importância no ensino, a fim de propor ações que promovam a participação do aluno na sociedade em que se insere de forma mais crítica;
- analisar e produzir materiais didáticos para o ensino de língua e literatura considerando o uso de tecnologia e ambientes de aprendizagem abertos;
- conhecer a história e a concepção contemporânea de infância, a fim de analisar criticamente a produção cultural para crianças e adolescentes, com vistas ao ensino.
Esses mesmos professores deverão ser capazes de assumir o compromisso com uma postura ética em face dos desafios no âmbito do magistério, em instituições públicas ou privadas, bem como em espaços de ensino não formal.
Histórico
O Mestrado Profissional em Letras foi recomendado pela Capes na 157ª Reunião do Conselho Técnico Científico da Educação Superior – CTC-ES, realizada entre os dias 24 e 26 de março de 2015, e instalado a partir do segundo semestre de 2015. Ele teve origem da articulação entre os grupos de pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais e Informática em Educação, mais especificamente, das linhas de pesquisa Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem, Linguagens Estéticas: Processos e Produção e Tecnologia da Informação Aplicada à Educação.
Ao envolver as áreas da Educação, da Tecnologia da Informação e da Cultura e com a contribuição de áreas correlatas, a proposta do Curso absorveu o conhecimento construído pelos pesquisadores em seus grupos de pesquisa, os quais abordam, entre outras, as seguintes temáticas: aquisição da linguagem e novas tecnologias; reflexões poéticas de Machado de Assis; relações histórico-literárias entre Brasil e Portugal; literatura brasileira contemporânea; leitura e escrita; planos nacionais de incentivo à leitura – PNBE e PNAIC; ambientes de aprendizagem na web; aprendizagem Móvel e Ubíqua. Essas temáticas foram aglutinadas em torno de um núcleo centralizador, Ensino de Língua e Literatura, que passou a ser a área de concentração do Mestrado.
Comissão de coordenação
Coordenadora: Juracy Ignez Assmann Saraiva
Coordenador substituto: Ernani Mügge
Representante docente (titular): Ernani Cesar de Freitas
Representante docente (titular): Roswithia Weber
Representante docente (suplente): Rosi Ana Gregis
Representante docente (suplente): Daniel Conte.
Representante discente: Mara Nelise Ferreira Corrêa
Comissão de Autoavaliação
Representantes docentes: Juracy Ignez Assmann Saraiva, Ernani Mügge, Ernani César de Freitas e Rosemari Lorenz Martins.
Representante discente: Cristiane Wagner Muller.
Representante técnico administrativo: Agathe Juliane Erig Sebastiani.
Representante externo: Dr. Edgar KIrchoff.
Representante egresso: Cintia de Moura Pinto.