VII Manifeste-se e III Seminário Discente | Universidade Feevale

Sobre o evento

Banner central - APRESENTAÇÃO

Apresentação

Nos últimos anos, vimos ascender ao poder uma aliança de forças políticas e econômicas, de espectro radicalmente conservador, que instaura um retrocesso sem precedentes no sistema de saúde pública, na educação, nas ciências, no meio ambiente e nos direitos sociais. 
Com o apoio de uma ampla rede de fake news, ela difunde práticas e discursos pseudomoralistas que criam um clima hostil às minorias políticas e às instâncias democráticas. Este conservadorismo exacerbado traduz o pensamento de uma parcela expressiva da sociedade brasileira, a qual se manifesta contrária ao aumento exponencial das mobilizações a favor da pluralidade cultural, étnica, sexual e de gênero que conforma nosso país. 
A cultura, as linguagens, a diversidade e a inovação são axiomas para amplas discussões, reflexões e ações a respeito de nossa condição humana e da coexistência em sociedade neste momento tão oportuno. Em tempos de recrudescimento de ideologias reacionárias e de progressiva aderência social a concepções totalitárias, os grupos em posição não-hegemônica reivindicam a igualdade de direitos e o respeito à diversidade e à diferença.
Tal demanda torna premente espaços de discussões político-sociais acerca do racismo, do machismo, da homofobia e da diversidade cultural, com vistas à promoção da cidadania, assegurada pela Constituição de 1988. 
Pensando nisso, a VII Mostra Cultural Manifeste-se, neste atípico ano de 2020, lança o tema: Cultura, diversidade e desigualdades sociais. E propõe a importância da coletividade, da interação, da pluralidade e dos avanços possíveis em direção a uma convivência mais digna, promissora e inteligível a todos. O evento, portanto, enfatizará manifestações artísticas e acadêmicas que abordem a diversidade e a desigualdade social, desde uma perspectiva cultural e interdisciplinar, entendendo-as como produtos históricos, multifacetados e estreitamente ligados a relações assimétricas de poder.
A VII Mostra Cultural Manifeste-se  e o III Seminário Discente instigam o diálogo, a troca de experiências e o encontro entre diferentes movimentos, estudiosos e entusiastas, para dar visibilidade a frentes culturais diversas. Organizado pelos alunos do Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais, o evento oportuniza aos discentes a possibilidade de apresentarem resultados de suas produções acadêmicas e/ou artísticas, assim como compartilhar o conhecimento de suas áreas de estudo e formação.

Calendário

Agende-se!

Público-alvo: Alunos de Pós-graduação Stricto Sensu em Processos e Manifestações Culturais e demais programas de Pós-graduação como Diversidade Cultural e Inclusão Social, Mestrado em Indústria Criativa e Letras e comunidade interessada na participação de atividades relacionadas ao tema.
Período: de 05 de novembro a 07 de novembro de 2020.
Dias: 05, 06 e 07 de novembro de 2020.
Horário: quinta-feira, sexta-feira e sábado, horários e atividades indefinidas até o momento.
Local: Evento Online. 
Certificação: serão fornecidas declarações a ministrantes de atividades e ouvintes. 

Inscrição:  VII Manifeste-se 2020
Alunos PPGs Feevale:
  • Apresentação de trabalhos em GTs - inscrições pelo e-mail manifestese@feevale.br, até 20 de outubro.
  • Membro de debate nos Fóruns - inscrições pelo e-mail manifestese@feevale.br, até até 20 de outubro.
  • Ouvintes: inscrições pelo e-mail manifestese@feevale.br até o início da atividade, conforme disponibilidade de vagas. 
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail manifestese@feevale.br,  informando o(s) nome(s) da(s) proposta(s) que deseja participar.

Comunidade Externa:
  • Ouvintes: inscrições pelo e-mail manifestese@feevale.br até o início da atividade, conforme disponibilidade de vagas. 
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail manifestese@feevale.br,  informando o(s) nome(s) da(s) proposta(s) que deseja participar.

Trabalhos para o III Seminário Discente: 
  • Envio de resumos: até 23h 59min do dia 20/10/2020. 
  • Divulgação dos grupos de discussão e local: 03/11/2020
  • Seminário Discente: 07 de novembro de 2020 – Sábado – 9h às 12h.

Normas gerais para os Grupos de Trabalho (GTs) e Fóruns

Visualizar

Orientações para participação no seminário discente

Visualizar

MODELO - RESUMOS - Seminário Discente 2020

Visualizar

ERRATA - Normas gerais para os Grupos de Trabalho (GTs) e Fóruns

Visualizar

ERRATA - Orientações para participação no Seminário Discente

Visualizar

Resumos Seminário Discente 2020

Visualizar

Sessões do III Seminário Discente

Visualizar

Exposição: A Presença na Ausência | Preview

Banner central - Ministrantes

Ministrantes

Izandra Alves 

Izandra Alves é professora, doutora em Literatura. Atualmente, trabalha com Língua Portuguesa e Espanhol no Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio e com Literatura no Curso de Licenciatura em Letras no IFRS, campus Feliz. Destaca que cada livro que lê e relê, além das personagens com as quais se identifica, compõe sua armadura para enfrentar as crises a que, diariamente, somos submetidos. Assim, entre livros, moinhos e gigantes, tendo a palavra em forma de arte como meio, busca sua (trans)formação. 

Jessé Souza 

Jessé Oliveira é fundador e diretor do Grupo Caixa-Preta, grupo pioneiro no desenvolvimento do teatro negro contemporâneo gaúcho. Realizou a direção de mais de 40 espetáculos de teatro, dança e música, apresentados em todo o Brasil e América Latina. Dirigiu o espetáculo “Das Pferd des Heiligen” na Alemanha. Recebeu, em 2007, o Prêmio Florêncio de Melhor Espetáculo, pela Associação de Críticos do Uruguai, com o trabalho “Hamlet Sincrético”. Atualmente, cursa mestrado no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFRGS e é diretor do Instituto Estadual de Artes Cênicas da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Investimento

Investimento

Evento gratuito.

Realização

Proponente: Prof. Dr. Daniel Conte
Promoção: Universidade Feevale – Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão – PROPPEX.
Organização: Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais