Formação Continuada: Educação em Saúde 2ª Edição | Universidade Feevale

Sobre o curso

Banner central - APRESENTAÇÃO

Apresentação

Os altos índices de HIV/aids no Rio Grande do Sul, especialmente na faixa etária entre 15 a 19 anos é um alerta para todas as famílias e Educadores do nosso Estado, pois mais do que nunca, é preciso investir fortemente em prevenção. 
Diante disso, a Universidade Feevale oferta a você professor e/ou acadêmico de cursos de Licenciatura, um curso de formação continuada totalmente gratuito, onde serão abordadas temáticas relacionadas ao risco que o HIV traz para o ser humano, o impacto que pode ser gerado as suas vidas e ações de prevenção. 
Os encontros serão promovidos na modalidade online, totalizando 20 horas de formação teórico-prática, incluindo especialmente a proposição de estratégias educativas para abordar o tema no contexto escolar.

Calendário

Agende-se!

Público-alvo: Docentes e alunos de licenciatura.
Pré-requisito: Docentes e alunos de licenciatura.

Período: de 26 agosto a 02 de dezembro de 2020.
Dias: 26/08, 09/09, 07/10, 11/11 e 02/12.
Horário: quartas-feiras, das 17h às 18h.

Local: Plataforma Blackboard – modalidade virtual.
Carga horária: 20 horas.
Certificação: declaração on-line, enviado por e-mail para quem obtiver a frequência mínima de 75%.

Inscrição: as inscrições podem ser feitas on-line, até dois dias antes do início do curso/evento ou de acordo com a disponibilidade de vagas.

Importante

Pessoas externas que não possuem senha da Feevale para acessar o ambiente virtual Blackboard, devem criar/redefinir uma nova senha.

Programação

Aula inaugural – 26/08

  • Situação epidemiológica do HIV;
  • Apresentação dos objetivos do projeto e programação dos encontros.

Módulo I – 09/09

  • Mitos e verdades;
  • Contextualização histórica da orientação sexual nos parâmetros curriculares nacionais;
  • História natural e clínica do HIV.

Módulo II – 07/10

  • Desafio de trabalhar a temática do HIV de forma transdisciplinar no âmbito escolar;
  • Boletim epidemiológico com orientações para obtenção de dados.

Módulo III – 11/11

  • Propostas pedagógicas para abordagem do tema de Orientação sexual para HIV/Aids na aula. Estabelecer critérios norteadores.

Encerramento – 02/12

  • Socialização das ações desenvolvidas oriundas da formação continuada.

*programação sujeita a alterações sem aviso prévio.

Ministrantes

Banner central - Ministrantes

Natalia Aparecida Soares

Graduação em Ciências Biológicas, Especialização em Docência Universitária no Século XXI. Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências (PPGECIM ULBRA). Membro do projeto “HIV: Fique Sabendo”. Tem experiência nas áreas de Educação e Ensino, com ênfase nas seguintes linhas de pesquisa: Ensino e aprendizagem em Ciências; Educação Ambiental e Formação de Professores. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Participa ativamente de eventos relacionados ao tema de Ensino de Ciências. Docente do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Feevale e do Programa de residência Profissional do instituto de ciências da saúde. 


Currículo Lattes
Ministrantes

Rodrigo Staggemeier

Graduação em Biomedicina pela Universidade Feevale, com habilitação em análises clínicas (2005 a 2009). Especialização em Microbiologia Clínica (2010 a 2011), Mestrado (2011 a 2012) e Doutorado (2013-2016) em Qualidade Ambiental pela Universidade Feevale. Membro do projeto “HIV: Fique Sabendo”. Experiência com Biologia Molecular e Virologia desde 2010. Docente da Universidade Feevale nos cursos de farmácia e biomedicina. Professor dos cursos de especialização em Análises Clínica, Microbiologia Clínica e Biologia Molecular aplicada à Saúde da Universidade Feevale.

Currículo Lattes
Banner central - Ministrantes

Sabrina Esteves de Matos Almeida

Graduação em Ciências Biológicas pela UFRGS (1996), Mestrado (1999) e Doutorado (2003) em Genética e Biologia Molecular pela UFRGS. Pós-Doutorado em Bioinformática pelo Departamento de Biotecnologia da UFRGS em parceria com a Universidade de Oxford (2006). Membro do projeto “HIV: Fique Sabendo”. Docente da Universidade Feevale nos cursos de Medicina, Farmácia e Biomedicina. É membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental e dos Mestrados em Virologia e em Toxicologia e Análise Toxicológica da Universidade da Feevale. Atuação nas áreas de Pesquisa em Epidemiologia Molecular e Vigilância do HIV. Atuou como pesquisadora da FEPPS/RS por 10 anos.

Currículo Lattes
Investimento

Investimento

Evento gratuito.

Realização

Coordenação: Projeto de Extensão HIV: Fique Sabendo.
Promoção: Universidade Feevale – ICS.
Organização: Pró-reitoria de Pesquisa, Pòs-graduação e Extensão.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail projetohiv@feevale.br