Universidade Feevale lança programa Conexão Cultural | Universidade Feevale

Universidade Feevale lança programa Conexão Cultural

Programa Conexão Cultural

Ideia é fomentar a disseminação das artes, contribuindo com a formação humana, social e estética


O Teatro Feevale recebeu na noite de terça-feira, 2, convidados, gestores e participantes de atividades culturais promovidas pela Universidade Feevale, para o lançamento do programa Conexão Cultural. O evento, que é uma iniciativa da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex), integrou as atividades alusivas aos 50 anos da Aspeur/Feevale.

O programa Conexão Cultural consiste na manutenção do ambiente universitário como um polo de produção e circulação de diferentes manifestações artísticas e culturais, em constante interlocução com a comunidade e acadêmicos, fomentando a disseminação das artes e a formação humana, social e estética dos participantes.

Segundo a coordenadora do programa, Denise Blanco Sant’Anna, o objetivo é promover a valorização, a integração e a disseminação da cultura artística como manifestação viva e dinâmica de diferentes grupos sociais. Para isso, o programa incorpora projetos que visam ao desenvolvimento de ações no âmbito da música vocal, instrumental, da dança, do teatro e das artes visuais, bem como a montagem de eventos artístico-culturais nos espaços da Universidade e da comunidade.

Os projetos que integram o programa e que estão vinculados à extensão são: Movimento Coral, Movimento Teatral, Dançar e Cultura no Câmpus. Inserem-se na proposta de conexões artísticas os projetos vinculados ao curso de Artes Visuais: Pinacoteca, Espaço Arte 1, Espaço Cultural, Espaço Arte 2, Circular e Polo Arte na Escola.

Valorização da cultura

O presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), Roberto Cardoso, destacou que, quando se fala em cultura, a primeira coisa que vem à cabeça é aquele aprendizado dos anos escolares. “Costuma-se dizer que vamos para a escola para recebermos cultura. Mas cultura não é só essa parte didática; cultura é arte, é pintura, é dança, é moda, enfim, cultura é uma série de coisas”, disse, acrescentando que a Instituição sente muito orgulho em poder dizer que está, além de formando culturalmente e didaticamente, fazendo uma conexão com toda essa cultura.

O reitor Cleber Prodanov afirmou que, quando se fala em inovação, parece que a arte não é incluída e isso o deixa incomodado. “Essa ideia de darmos vida e conectar é mais ou menos a mesma ideia do Hub One de Criatividade e Inovação. Queríamos que o espaço expressasse a vontade de estar lá dentro, tornar visível, dar sentido às coisas, à vida da gente, e foi isso que pedimos que o grafite expressasse”, contou. “E quando pensamos em dar vida a todas as atividades culturais, nasceu o Conexão Cultural. Nós abrimos as mentes, abrimos as caixas e nelas estão vocês, que proporcionam o prazer de acesso à cultura”, frisou.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, João Alcione Sganderla Figueiredo, ressaltou que há cerca de um ano o reitor disse que havia muitas coisas acontecendo nos câmpus e que era necessário algo que conectasse tudo isso. “Nos conectados em coisas que não são materiais, porque a cultura faz parte da história e é história. Lutaremos por esse espaço que é essencial e não podemos perder, pois temos que valorizar os aspectos culturais e que vão formar os próximos 50 anos da Universidade”, afirmou.

A coordenadora do programa, Denise Blanco Sant’Anna, disse que o Conexão Cultural nasce em comunhão com os 50 anos da Aspeur/Feevale, que apresenta uma trajetória comunitária, em que a cultura e a arte sempre estiveram presentes. “Nossa proposta mistura uma diversidade de matérias expressivas, é o que movimenta culturalmente a Universidade e o que impulsionou a ideia do programa. Estarmos unidos é o que vislumbrará novas conexões, um fazer artístico conjunto. O propósito é fomentar e intensificar a disseminação das artes, contribuindo com a formação humana, social e estética”, ressaltou.

Confira as fotos:

Programa Conexão Cultural

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.