Laboratório da Feevale oferece serviços de avaliação metabólica e física | Universidade Feevale

Laboratório da Feevale oferece serviços de avaliação metabólica e física

28/03/2023 - Atualizado 16h25min

Exames de calorimetria, espirometria e ergoespirometria são realizados no Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies)

Exames Metabolismo Atleta de judô Vilson Harff durante o exame de calorimetria

Pacientes ou atletas que precisam avaliar seu gasto calórico diário, capacidade pulmonar ou condicionamento físico máximo podem contar com o Laboratório de Avaliação do Metabolismo da Universidade Feevale. O local oferece exames de calorimetria indireta, espirometria completa e ergoespirometria a qualquer membro da comunidade, no Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies) da Instituição (Câmpus II – ERS-239, 2755, Novo Hamburgo).

O exame de calorimetria indireta busca identificar o consumo calórico de um ser humano. Consiste em uma avaliação que indica a taxa metabólica basal ou o consumo energético de repouso para uma pessoa alimentada ou em jejum, visando determinar o gasto calórico em 24 horas.

A espirometria completa é utilizada para determinar a função pulmonar e possíveis alterações ventilatórias e de difusão pulmonar, bem como a capacidade funcional de uma pessoa com doenças pulmonares. Avalia a função pulmonar forçada, os volumes pulmonares e a difusão por monóxido de carbono.

Já a ergoespirometria é um teste de exercício cardiopulmonar que estabelece o condicionamento físico máximo que pode ser suportado por atletas. O exame é realizado por meio de caminhada e corrida em esteira, e busca monitorar e determinar as variáveis fisiológicas no limiar anaeróbio, assim como o consumo máximo de oxigênio.

O professor Rafael Machado de Souza, do curso de Educação Física da Universidade Feevale, aponta para quem cada exame é indicado. “A calorimetria é recomendada para quem está fazendo dieta orientada por nutricionista; a espirometria é indicada para quem desenvolveu problemas pulmonares, como sequelas pós-Covid, enfisema, bronquite ou asma, por exemplo; a ergoespirometria deve ser feita para avaliar a capacidade máxima de esforço de atletas profissionais ou amadores”, informa.

Interessados devem agendar os exames com a Diretoria de Inovação, pelo e-mail tecnologico@feevale.br ou pelo telefone (51) 98295-0945, contatos pelos quais também é possível consultar o investimento.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.