Feevale ensina a adaptar brinquedos para crianças com dificuldades motoras | Universidade Feevale

Feevale ensina a adaptar brinquedos para crianças com dificuldades motoras

12/06/2019 - Atualizado 11h38min
Oficina Mil Brinquedos Mil Sorrisos

Artefatos serão adaptados por meio da campanha “Mil Brinquedos Mil Sorrisos”, em parceria com o IPL de Leiria, Portugal. Feevale ainda recebe doações de brinquedos

Muitas crianças com deficiência possuem grandes dificuldades de coordenação motora, o que as impede de executar um movimento tão simples como pressionar um botão de um brinquedo eletrônico, por exemplo. Porém, um projeto que a Universidade Feevale realiza, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), de Portugal, tem o objetivo de ajudar as brincadeiras de algumas dessas crianças.

A campanha Mil Brinquedos Mil Sorrisos adapta brinquedos eletrônicos, tornando-os mais acessíveis para crianças com deficiência – prioritariamente física. Hoje, um acionador específico – espécie de botão de maior tamanho para ser utilizado por pessoas com dificuldades motoras. Por meio da campanha, a Feevale realiza workshops para acadêmicos, profissionais e comunidade interessada, que ensinará a adaptar acionadores simples para brinquedos que, após, serão doados para instituições beneficentes previamente cadastradas no projeto.

A próxima oficina acontece dia 29 de junho, das 9h às 12h, na Oficina Tecnológica, no Câmpus II da Universidade Feevale. A participação é gratuita a todos os interessados, e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail milbrinquedosmilsorrisos@feevale.br

Para viabilizar a campanha, a Universidade ainda está recendo doações de brinquedos movidos a pilha, que possuam um sistema eletrônico simples, para serem adaptados nas oficinas. Os brinquedos podem ser entregues no Câmpus II, nas entradas do Happy Station, Quicker, Livraria Infinity, Eccel e Dog Mania. Nos locais, há caixas com a identificação da campanha. As entregas podem ser feitas até um dia antes da oficina. Os demais materiais para a montagem dos acionadores adaptados serão disponibilizados pelo Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Instituição. A coordenação da campanha Mil Brinquedos Mil Sorrisos na Feevale é da professora Regina Heidrich. 


Veja fotos de uma das oficinas

Oficinas Mil Brinquedos Mil Sorrisos
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.