Feevale abre inscrições para mestrado em Psicologia | Universidade Feevale

Feevale abre inscrições para mestrado em Psicologia

01/07/2020 - Atualizado 10h52min

Psicologia_arte

Serão disponibilizadas bolsas de até 70% para os acadêmicos aprovados nesta seleção. Aulas têm previsão de início para setembro

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Universidade Feevale abre, nesta quarta-feira, dia 1º de julho, as inscrições para o Mestrado Acadêmico em Psicologia. Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a previsão é que as aulas se iniciem em setembro. Acadêmicos aprovados nessa seleção poderão concorrer a bolsas de até 70%, por meio de edital que será disponibilizado pela Instituição em agosto.

O mestrado em Psicologia tem o objetivo de formar profissionais qualificados, com competências científicas e didáticas e com capacidade reflexiva, crítica e criativa, que contribuam para a transformação social em diferentes contextos, aprofundando o conhecimento científico sobre os fenômenos sociais e de saúde mental ao longo dos ciclos de vida. Também visa fomentar o comportamento inovador, focalizando a multidimensionalidade de fatores envolvidos na promoção da saúde mental; identificar e intervir em processos psicossociais, cujos marcadores histórico-sociais de diferença configuram contextos de vulnerabilidades; aprofundar o conhecimento acerca de vulnerabilidades que afetam a saúde mental; e ampliar a capacidade de enfrentamento de tais questões por profissionais da área.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Feevale, João Sganderla Figueiredo, o mestrado em Psicologia sinaliza o aprofundamento e a maturidade da pesquisa na Universidade, tendo sido aprovado pela Capes pelo seu caráter inovador e por diferenciar-se dos cursos já ofertados no Estado e no Brasil. “A Psicologia está entre os três maiores cursos da Instituição e possibilita aos egressos, dentre as muitas possibilidades de atuação, a inserção na stricto sensu e, com isso, a oportunidade de ampliar reflexões e problematizações relativas ao comportamento humano, diante de um mundo em constantes transformações sociais”, destaca.

A Psicologia, como ciência e profissão, tem o intuito de buscar melhora na saúde mental dos seres humanos em diferentes contextos e fases do desenvolvimento, e o nosso mestrado vem contribuir com esse propósito”, complementa o pro-reitor João Sganderla Figueiredo.

Linhas de pesquisa

Voltado para graduados de diferentes áreas, em especial as Ciências Humanas e Sociais e as Ciências da Saúde e Tecnológicas, o mestrado terá duas linhas de pesquisa: Desenvolvimento Humano e Saúde Mental, que contemplará os estudos em psicologia da saúde nas diferentes etapas do ciclo de vida, o desenvolvimento humano e os diferentes fatores de risco e de proteção relacionados a processos de prevenção e promoção em saúde mental; e Vulnerabilidades e Processos Psicossociais, com ênfase em Psicologia Social e nos diferentes contextos de vulnerabilidades sociais, que terá abordagens teóricas e intervenções nos âmbitos do trabalho, das questões de gênero, da violência, do sistema prisional, da escola, das práticas socioeducativas e demais marcadores sociais que perpassam a construção de subjetividades.

Inscrições

As inscrições para o mestrado em Psicologia devem ser feitas até o dia 6 de agosto, pelo site www.feevale.br/pgpsicologia. Mais informações podem ser obtidas pelo site de inscrição ou pelo e-mail pgpsicologia@feevale.br ou pelo telefone (51) 3586-8800, ramal 8745 e 8874.

Bolsas de até 70%

A Feevale disponibilizará incentivos de 30%, 50% e 70% na mensalidade. Poderão concorrer às bolsas os acadêmicos classificados em primeira e segunda chamada no processo seletivo 2020/02. As inscrições deverão ser feitas de 21 de agosto até as 12h de 24 de agosto, pelo site do programa: www.feevale.br/pgpsicologia. A divulgação dos bolsistas selecionados será feita a partir das 20h do dia 26 de agosto, pelo mesmo site. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail strictosensu@feevale.br.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.