Doutorados da Universidade Feevale são contemplados com verba do CNPq | Universidade Feevale

Doutorados da Universidade Feevale são contemplados com verba do CNPq

09/03/2020 - Atualizado 11/03/2020 09h47min

Instituição selecionará bolsistas de doutorado e de apoio técnico à pesquisa

cnpq

Por meio de uma chamada de apoio à formação de doutores em áreas estratégicas, a Universidade Feevale foi contemplada com R$ 1.284.720,00 em bolsas de doutorado e apoio técnico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No total, serão disponibilizadas 10 bolsas de doutorado, com duração de 48 meses, e seis bolsas de apoio técnico à pesquisa, com duração de 12 meses. Os editais de seleção de bolsistas serão divulgados ainda neste semestre.

Três programas de pós-graduação stricto sensu oferecidos pela Universidade Feevale foram contemplados pelo CNPq: Qualidade Ambiental, que conta com parceria do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Processos e Manifestações Culturais, que conta com parceria do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); e Diversidade Cultural e Inclusão Social, que conta com parceria do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da UFRGS.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Universidade Feevale, João Alcione Sganderla Figueiredo, diz que as bolsas do CNPq sinalizam para a construção de projetos estratégicos e de demanda específica dos programas de mestrado e doutorado da Instituição, que atingirão resultados na comunidade regional a curto e médio prazo.

Mais uma vez a qualidade do que estamos fazendo nos últimos anos é reconhecida por essa grande entidade”, destaca.

Sobre as bolsas
Essa é uma nova proposta do CNPq para a concessão de bolsas, agora distribuídas por meio de chamadas públicas, com foco direcionado para temáticas prioritárias e estratégicas para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O objetivo do CNPq é contribuir para o fortalecimento da pesquisa científica e tecnológica, por meio de projetos institucionais de cooperação entre programas de pós-graduação consolidados e em consolidação. Contando com mobilidade discente e docente, assim como fomento à formação de recursos humanos para a pesquisa científica e tecnológica, os projetos buscam estimular a constituição e/ou fortalecimento de redes de pesquisa.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.