LAD Awards teve mais de 1500 projetos inscritos e aconteceu na última semana, no Ceará
Trabalho Homônimos Visuais, de Augusto Luís dos Santos, se originou em disciplina do curso de Design da Instituição
O acadêmico do curso de Design da Universidade Feevale, Augusto Luís dos Santos, venceu as sub-categorias Poster e Self-Promotion da categoria estudante do LAD Awards, premiação que reconhece o trabalho de designers da América Latina ou designer latinos que vivem em outras regiões. Em sua oitava edição, esta é a primeira vez que o evento foi realizado no Brasil, tendo acontecido, na última semana, em Fortaleza (CE). O LAD Awards teve mais de 1500 projetos inscritos nessa edição, com cerca de 400 na fase final.
Luís dos Santos foi premiado com o projeto Homônimos Visuais, desenvolvido na disciplina de Design de Superfície, em 2022, ministrada pela professora Ana Paula Steigleder. O trabalho propunha que os estudantes criassem uma estampa local, com o uso de técnicas aprendidas em aula ou quaisquer outras de preferência dos estudantes.
"O projeto propõe uma fusão entre objetos manuais e textos técnicos encontrados em bulas e manuais de produtos. Em uma brincadeira de palavras, procurei desafiar a percepção do que é considerado manual, combinando técnicas analógicas e digitais para criar uma série de cartazes. O processo incluiu a digitalização e manipulação de objetos do cotidiano, como tesouras e martelos, seguido pela impressão e pintura sobre as imagens resultantes”, explica.
O estudante (foto à direita) pontua que o trabalho destaca a importância da experimentação no design, mostrando como a exploração fora das telas pode conduzir a insights e resultados únicos, não alcançáveis exclusivamente de maneira digital.
Com esse projeto, e os tantos outros que temos no curso, sempre tento fazer o mais próximo de uma entrega real a um cliente. Acredito que na Universidade temos muitas vezes uma oportunidade de criar coisas que podem também nos posicionar no mercado, daí a importância de uma imersão total no que está sendo feito”, afirma, Luís dos Santos, que já conquistou, ano passado, o prêmio Salão Criativo, na categoria Design Editorial, e em 2022, o Prata no Prêmio Bornancini, na categoria Promocional/Estudante.
A professora dos cursos de Design, Design Gráfico, Moda e Publicidade e Propaganda, Ana Paula Steigleder, aponta que o aluno é introduzido à disciplina de Design de Superfície por meio de uma abordagem teórico-prática, com oficinas experimentais, em que diversas técnicas são exploradas.
“Esse processo expande seu repertório criativo e permite que seus projetos se destaquem no mercado de maneira autoral. As premiações em design desempenham um papel fundamental na valorização, reconhecimento e desenvolvimento dos alunos, ampliando a visibilidade profissional e destacando talentos. Além disso, impulsionam a carreira dos estudantes, facilitando sua inserção no mercado de trabalho e abrindo portas para novas oportunidades”, ressalta.
Projeto em agência também proporciona prêmio
Um egresso do curso de Design também foi premiado no LAD Awards, porém a partir de um trabalho desenvolvido no mercado de trabalho. O acadêmico Nicolas Odorizi dividiu o prêmio da categoria Illustration com a equipe da agência Studiobah, de Porto Alegre. O reconhecimento foi concedido ao projeto Roister Limited Edition, uma série de ilustrações para as embalagens da nova linha de cervejas do Roister, um restaurante da capital gaúcha que tem como conceito central Food and Beer Culture.