• Cultura no Campus
  • Cultura no Campus Infantil

Exposições Anteriores - 2008

Arquivo

Quadrado do Espírito – gravuras de Yara Baungarten


Período de exposição

15/08/08 a 26/08/08


 

 

 

 

 

 

 

Quadrado do Espírito é um trabalho de monotipias onde cada imagem tem uma proposta de espacialização diferente para a figura do quadrado. São seqüências de linhas retas, que remetem à repetição do gesto e ao tempo decorrido, e que levam à construção de uma imagem quadrangular, de pequeno formato.  

As formas orgânicas são trazidas pela entintagem da matriz e surgem criadas ao acaso do contato com o papel, tornando cada imagem única. A graduação de intensidade e quantidade de tinta vai sendo reduzida a cada prensagem, dando a noção do tempo decorrido. O impacto entre o traçado geométrico e a tinta espalhada por pressão cria linhas e níveis à figura estanque do quadrado, conferindo o ritmo, a mudança.  

Os quadrados provenientes das monotipias são apresentados em gravura em metal, em serigrafia e também em vídeo. Esses diferentes meios de manipular, editar e mostrar as imagens trazem ao trabalho possibilidades como o aumento das dimensões e a interação do movimento.  Assim são provocadas rupturas e interferências entre linguagens, contrapontos e mesclas entre o gráfico e o orgânico. 

Yara Baungarten 

 

PERCURSOS DA LINHA 

De Letícia Costa Gomes  

Período de Exposição:

de 20 a 28 de junho de 2008

 

 

 

 

 

 

Série Labirintos, 2005

5 módulos de 100 x 150 cm cada

Gravura – monotipia sobre tecido (oxford)

 

 

 

 

 

  

 

 

 

   Meandros I (díptico), 2007

   40 x 40 cm cada

   Gravura – monotipia sobre tecido

 

_______________________________________________________ 

 

 

 

Escola de Aplicação

 

 

Prof.ª Esp. Tasmânia de Bitencourt Braga

Arte-Educação

 

 

 

 

Período de Exposição:

28 de maio a 05 junho de 2008

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

________________________________________________________________ 

 

 

Exposição Contatos Gráficos: Percursos/ Processos/ Permanências de Lurdi Blauth

De 29 de abril a 23 de maio de 2008

 

A exposição conta com 17 obras expostas na Pinacoteca e mais 40 matrizes que estão expostas no Espaço Arte Um. Uma cronologia que vai dos anos 1970 aos 2000. A exposição é resultado de uma curadoria realizada como trabalho da disciplina Seminário de Museologia e Cultura do curso de Artes Visuais da Feevale, ministrada pelo professor Clóvis Martins Costa, atual coordenador da Pinacoteca.

 

Os alunos dividiram-se em grupos para produzir todas as etapas da curadoria: concepção curatorial; museografia; produção gráfica do catálogo; divulgação e ação educativa. 

 

________________________________________________________________ 

 

O Ensino da Arte no Museu – uma inclusão mais que social

 

 

 

 

 

Mostra coletiva dos alunos

orientados pelo Prof.º

Marlon Fraga Nunes

em seu trabalho de

conclusão de curso

 

 

 

 

 

 

Período: de 16 a 26 de abril de 2008

 

 

 

________________________________________________ 

 

 

Pintura Avançada

 

Mostra coletiva da disciplina de

Pintura Avançada 2007/02

Orientação: Prof. Ms. Clóvis Martins Costa 

 

 

 

 

1ª Edição:

Anelise Dal-Ri

Luana Zimmermann

Mariana Amaral

Maurício Añez                                         

 

Período de Exposição:

26/03 a 05/04

 

 

2ª Edição:

Adriana Capellatti

Eliane Maria Fagundes

João Carlos Ferreira

Maria Isabel Garcia Sommer

Marina Luisa Conte

 

Período de Exposição:

de 09 a 15 de abril

 

 

   (Obra de Mauríco Añez)

 

________________________________________________________________ 

  

1ª Convocatória de Arte

Atelier Plano B

 

O QUE VOCÊ CONSIDERA ARTE?

 

 

Período de Exposição: de 07 a 20 de março de 2008. 

 

 

 _______________________________________________________________

 

 

Projeto Laranja:

Lambe-Lambe

                                         

 

Período de Exposição:  21/02 a 05/03 de 2007

 

 

Mostra coletiva da disciplina de Gravura II – Serigrafia 2007/02

 

Orientação: Profª Ms. Alexandra Eckert

 

ALUNOS:

Anita Porto, Daiane de Souza Vidal, Daniele G. da Silva, Eliana Luiza Müller, Julia Maria Koch, Márcia M. de Barros Dias, Maria Claudete de Mattos, Marilucia Coitinho, Marlon Nunes, Michele Varzinha, Olinda Beatriz A. da Silva, Patrícia Meneguzzi, Raqueli Letsch, Sandra Regina Simon, Vera Lúcia Borges, Viviane Arnhold

 

CONVIDADOS:

Anelise Dal-Ri, Mariana Amaral, Ceiça Alles, Janaísa Gälzer, Juliana Feyh, Vera Junqueira, Luciane Webster 

 

O Projeto Laranja: Lambe-Lambe resulta do trabalho de conclusão da disciplina de GRAVURA II – SERIGRAFIA, do curso de Artes Visuais, ocorrida no segundo semestre de 2007.

 

Sendo muito difícil situar no tempo a origem da técnica serigráfica, alguns historiadores atribuem seu aparecimento ao Japão, enquanto outros a colocam no tempo dos faraós do Antigo Egito. O que mais certo se conhece é que os franceses de Lyon, fabricantes de tecidos, na década de 1900, utilizavam um processo de impressão que denominavam pochoir. Esse processo foi chamado "a la lyoneza", do qual se diz ter sido a origem da técnica hoje conhecida como SERIGRAFIA.

 

Tendo como antecessor o stencil, sua história ainda é muito curta. Somente no século XX é que a serigrafia transformou-se num dos processos mais usados e mais versáteis de reprodução na gravura contemporânea, deixando de ser comercial para tornar-se meio de expressão. No século XXI, a serigrafia questiona a técnica e os suportes tradicionais, incorpora as novas tecnologias e participa de novos diálogos conceituais.

 

No segundo semestre de 2007, a proposta da disciplina era a de explorar os recursos básicos da categoria, refletir as possibilidades de produção na contemporaneidade e todas as possibilidades envolvidas pelas suas principais características.

 

Enfocou-se, principalmente, no Projeto Laranja, a arte que invade o espaço público e não se limita à academia. Nesta exposição, encontra-se uma pequena parte das imagens produzidas e que foram primeiramente expostas nas ruas de Novo Hamburgo, ao final da disciplina, em dezembro de 2007.  

 

Profª. Ms. Alexandra Eckert

 

 

Agenda

  • 24/09 - A Princesa Engasgada
  • 29/10 - A Bela Adormecida

Bilheteria

  • Campus I Av. Dr. Maurício Cardoso, 510 Bairro Hamburgo Velho Novo Hamburgo • RS CEP 93510-250
  • Campus II ERS-239, 2755 Novo Hamburgo • RS CEP 93352-000 (51) 3586-8800
Campus I Av. Dr. Maurício Cardoso, 510 • 93510-250 • Hamburgo Velho • Novo Hamburgo • RS          Brasil • 55 51 3586-8800 • Como chegar
Campus II RS-239, 2755 • 93352-000 • Novo Hamburgo • RS • Brasil • Como chegar
© copyright 2009 Feevale. Todos os direitos reservados. mktDigital Feevale
HTML Valido CSS Valido