Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais | Universidade Feevale

Sobre o curso

O Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais tem como foco promover estudos avançados que se orientem para os processos e manifestações culturais. Tais estudos justificam-se pela importância que os referenciais históricos e as reflexões estéticas – percebidos como parte de uma memória fundante que se concretizou por meio de atos de comunicação, enunciados em diferentes linguagens – assumem na constituição de identidades coletivas regionais e nacionais, caracterizando a área de concentração, denominada Processos e Manifestações Culturais que foi pensada a partir de uma visão interdisciplinar que permite a diálogo e associa os saberes específicos da História, Comunicação e Literatura e que encontra contribuição complementar  das áreas da Filosofia e da Arte.
Banner central - Área de concentração - Processos e Manifestações Culturais

Área de concentração: Processos e Manifestações Culturais

Investiga, sob uma perspectiva interdisciplinar, concepções de cultura, vinculando-as a transformações sociais e históricas. O foco nos processos e manifestações culturais parte do estabelecimento de relações entre a área da História, que reconstrói contextos, a área da Literatura e de outras artes, que analisam a produção discursiva como ato estético de linguagem, e a área da Comunicação, que privilegia o modo como se instalam os processos comunicativos, buscando, ainda, fundamentos no âmbito da Antropologia. 

Objetivos

  • Investigar e analisar processos culturais e suas manifestações, a partir da cooperação e da articulação entre as áreas da História, da Comunicação e das Letras, com a contribuição das áreas da Filosofia, da Antropologia e da Arte e com o intuito de formar profissionais aptos a contribuir para o desenvolvimento interdisciplinar de saberes científicos no âmbito da cultura;
  • Desenvolver estudos avançados no âmbito dos processos e das manifestações culturais, com vistas a constituir uma área interdisciplinar que contribua para a produção de conhecimento e para a qualificação da prática docente;
  • Aprimorar a formação de pesquisadores, de docentes e de outros profissionais para que, por meio de suas investigações e práticas, promovam reflexões críticas sobre as questões da identidade, da memória, da linguagem e sobre seus impactos na sociedade contemporânea;
  • Qualificar pesquisadores para que, articulando questões teóricas e metodológicas, transponham concepções e práticas inovadoras a espaços de atuação específicos.

Público-alvo

Profissionais das áreas de História, Letras, Artes, Comunicação, Moda, Gastronomia e de outras áreas que atuam como mediadores na difusão e na reflexão crítica sobre a cultura e suas manifestações.

Áreas de Atuação e Perfil Profissional

A partir da área de concentração, das linhas de pesquisa e de seus objetivos, o Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais volta-se para a formação de pesquisadores e profissionais com competência para: 
  • Responder aos avanços do conhecimento interdisciplinar, exigidos pela sociedade tecnológica que, todavia, não pode ignorar a importância da inter-relação com as Ciências Humanas e as Sociais Aplicadas, particularmente entre a História, a Comunicação e das Letras;
  • Reconhecer a complexidade dos processos e manifestações culturais e com capacidade para propor ações que sejam capazes de promover o congraçamento e a interação social dos indivíduos;
  • Sensibilizar indivíduos, grupos e comunidades para o reconhecimento, a compreensão e a valorização dos bens culturais locais e regionais, por meio de ações educativas;
  • Qualificar as práticas ligadas ao jornalismo, à publicidade e propaganda, às relações públicas, à produção audiovisual, à produção cultural, para lhes emprestar maior agudeza crítica e garantir que, por meio delas, se respeite a multiculturalidade;
  • Atuar como mediador entre a comunidade e responsáveis pelas políticas voltadas para os bens culturais, com o intuito de promover a preservação de manifestações culturais e o acesso da população a elas.
Esses mesmos pesquisadores deverão ser capazes de assumir o compromisso com uma postura ética em face dos processos e das manifestações culturais, em seus campos de atuação profissional.

Processo seletivo | aluno regular

Calendário do processo seletivo 2018/02 para ingresso em 2019/01

 Inscrições pela internet  11/09 (terça-feira) a 05/11/2018 (segunda-feira)
 Divulgação dos resultados da 1ª etapa  14/11/2018 (quarta-feira), após às 18h
 Produção textual (2ª etapa)*  20/11/2018 (terça-feira)
 Divulgação dos resultados da 2ª etapa*  21/11/2018 (quarta-feira), após às 18h
 Entrevistas individuais (3ª etapa)  23 e 26/11/2018 (sexta e segunda-feira)
 Divulgação do Resultado Final  27/11/2018 (terça-feira), após às 18h
 Matrículas  10 a 15/12/2018 (segunda-feira a sábado)
*Etapas somente para o processo seletivo do Mestrado.

Editais abertos

Histórico

O Programa de Pós-Graduação  em Processos e Manifestações Culturais iniciou com o Mestrado Acadêmico, recomendado pela CAPES por meio do Ofício N.º 31-21/2009/CTC/CAAIV/CGAA/DAV/CAPES. O Curso implantou suas atividades acadêmicas em março de 2010, tendo a cultura como foco temático. Na avaliação do triênio, em 2013, o Mestrado recebeu nota 4, o que motivou seus docentes a conceberem a proposta de Doutorado, que foi aprovada na reunião de número 156, do CTC, em 01 de março de 2015. 
O Programa nasceu da articulação dos grupos de pesquisa Cultura e memória da comunidade; Comunicação e cultura; Linguagens e manifestações culturais. Ao envolver as áreas da História, da Comunicação e das Letras, com a contribuição de áreas correlatas, os cursos de Mestrado e de Doutorado absorveram o conhecimento construído pelos pesquisadores em seus grupos de pesquisa, os quais abordam, entre outras, as seguintes temáticas: memória, constituição de identidades, processos da comunicação, papel de diferentes mídias, produção textual a partir de recursos digitais, processos de produção e de recepção de linguagens estéticas. Essas temáticas foram aglutinadas em torno de um núcleo centralizador, Processos e Manifestações Culturais, que passou a ser a área de concentração do Mestrado.
 Os esforços de consolidação do Programa salientam-se no adensamento da concepção interdisciplinar; na revisão das disciplinas sempre que necessário; na busca da articulação entre as pesquisas dos docentes e discentes com as linhas de pesquisa do Programa; no empreendimento de esforços dos docentes e discentes na realização de pesquisas e na divulgação de seus resultados; na busca de interação com a comunidade externa e de visibilidade para o Programa, por meio da realização de eventos e de projetos de extensão; no fortalecimento de iniciativas para promover a integração com a graduação e com o ensino básico; na implementação de ações voltadas para a internacionalização; na ênfase na formação de recursos humanos qualificados. Essas ações contribuíram para a concretização do objetivo do Programa, que visa a desenvolver estudos avançados, no âmbito dos processos e das manifestações culturais, que subsidiem a produção de conhecimento, a formação de recursos humanos, o aprimoramento da prática docente e a qualificação de pesquisadores.

Comissão de coordenação

Coordenadora: Juracy Ignez Assmann Saraiva.

Coordenador substituto: Luiz Antonio Gloger Maroneze.

Representante docente: Daniel Conte.

Representante docente: Ernani Cesar de Freitas.

Representante discente do Mestrado: Junior Henrique Klein.

Representante discente do Doutorado: Eliane Davila dos Santos.

Doutorado Sanduíche

Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES)
O Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE) tem como objetivo apoiar a formação de recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche no exterior às Instituições de Ensino Superior com cursos de Doutorado reconhecidos pela Capes. O estágio no exterior deve contemplar, prioritariamente, a realização de pesquisas em áreas do conhecimento menos consolidadas no Brasil.

Portaria N.º 186/2017 - Novo Regulamento que estabelece as normas para as modalidades de bolsa no exterior

Visualizar

Fluxo do Doutorado Sanduíche

Visualizar
 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
Câmpus III De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h. (51) 3586 8800 Núcleo de Relacionamento De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h.
Aos sábados, das 8h30min às 13h45min.
(51) 3586 8822 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos
Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h

Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.

Saiba mais