Sobre o curso

O Mestrado em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais é vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (ICET) da Feevale. Ele desenvolve estudos avançados na área de concentração em desenvolvimento tecnológico em materiais e tem como linhas de pesquisa a otimização de processos industriais e o desenvolvimento e caracterização de materiais.

Por esta razão, a área de concentração exige uma abordagem multidisciplinar que será desenvolvida a partir das áreas da química, da física e das engenharias. A área de concentração visa, portanto, formar profissionais que articulem práticas investigativas para alcançar a resolução de problemas e que transfiram o desenvolvimento tecnológico e as inovações ao setor produtivo, por meio de sua qualificação.

Área de concentração: Desenvolvimento Tecnológico em Materiais

A área de concentração, a partir de uma abordagem interdisciplinar gerada pela convergência das áreas da Química, da Física e das Engenharias, visa formar profissionais que articulem práticas investigativas para alcançar a resolução de problemas e que transfiram, por meio de sua qualificação, o desenvolvimento tecnológico e as inovações ao setor industrial.

Objetivos

  • formar profissionais que proponham soluções para o setor industrial, por meio da qualificação de processos, da melhoria de materiais já existentes e do desenvolvimento de produtos e processos inovadores;
  • desenvolver soluções tecnológicas inovadoras a partir da transferência de conhecimento interdisciplinar para o setor industrial;
  • contribuir para a adequação das empresas à evolução tecnológica, por meio do aprimoramento de seus recursos humanos; 
  • promover a competitividade do setor industrial por meio da melhoraria da qualidade de seus produtos e processos, visando consolidar sua posição no cenário nacional e mundial.

Público-alvo

Diplomados em Engenharia - Química, Mecânica, Civil, Elétrica, Metalúrgica e de Materiais, em Farmácia, Física, Matemática, Química, Design e áreas afins que atuem no desenvolvimento de materiais e processos industriais.
Banner central - ÁREAS DE ATUAÇÃO

Áreas de Atuação

  • Corrosão e revestimentos metálicos;
  • polímeros;
  • novos materiais;
  • combustão;
  • adaptação de tecnologia;
  • análises de processos;
  • eficiência térmica;
  • reutilização de resíduos;
  • materiais cerâmicos, metálicos, biomassa e resíduos industriais;
  • processamento em couro;
  • biomateriais;
  • simulação de materiais.

Perfil do Profissional

O Mestrado Profissional capacita o indivíduo a aplicar conhecimentos científicos e tecnológicos na solução de problemas do ambiente profissional. 

Processo Seletivo

Calendário do processo seletivo dos cursos stricto sensu 2017

 Inscrições pela internet  24/04 (segunda-feira) a 08/06/2017 (quinta-feira)
 Limite postagem de documentos pelo correio  01/06/2017 (quinta-feira)
 Divulgação dos resultados da 1ª etapa  22/06/2017 (quinta-feira), após às 18h
 Produção textual (2ª etapa)  27/06/2017 (terça-feira)
 Divulgação dos resultados da 2ª etapa  28/06/2017 (quarta-feira), após às 18h
 Entrevistas individuais (3ª etapa)  29 e 30/06/2017 (quinta e sexta-feira)
 Divulgação do Resultado Final  03/07/2017 (segunda-feira), após às 18h
 Matrículas  18 a 20/07/2017 (terça a quarta-feira)

Editais abertos

Histórico

O Mestrado Profissional em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais foi recomendado pela CAPES por meio do Ofício N.º 086-12/2008/CTC/CAAIVCGAA/DAV. A implantação do Mestrado ocorreu em março de 2009, quando iniciaram as atividades docentes. E, desde então, os docentes juntamente com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão vem investindo em pesquisa aplicada para qualificar o curso e torná-lo referência de mestrado profissional na área de materiais.
O Mestrado teve origem em atividades desenvolvidas pelos pesquisadores do Grupo de Materiais, que buscavam desenvolver e caracterizar materiais existentes e novos materiais para o desenvolvimento de produtos e de processos de fabricação por meio de pesquisa, visando atender às demandas tecnológicas da região. 
Pode-se dizer, ainda, que o Mestrado em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais surgiu, principalmente, para atender a demanda da região do Vale do Rio dos Sinos de ter um mestrado profissional que possibilitasse a integração Universidade-Empresa. Com o amadurecimento do curso, essa integração expandiu-se, possibilitando parcerias em outras regiões.
Dessa forma, o Mestrado em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais, consciente de seu papel comunitário e co-responsável pelo desenvolvimento social, econômico, educacional e tecnológico da Região em que está inserido e devido à sua interação com as empresas, visa a atender à necessidade de inovação e competitividade através da pesquisa aplicada, uma vez que o Curso pretende interferir nos processos industriais para torná-los mais eficientes por meio da capacitação de profissionais qualificados.

Exame de Proficiência

É exigida do aluno, em até doze (12) meses após ter ingressado no Curso, a comprovação de proficiência em Inglês, Espanhol, Francês, Alemão ou Italiano, constituindo-se a proficiência pré-requisito para o requerimento da defesa da Dissertação. 

Será aceito atestado de proficiência emitido por instituição reconhecida pela Comissão de Pós-graduação e no caso de aluno estrangeiro, o mesmo deverá estar capacitado em leitura, interpretação e redação de textos em Língua Portuguesa.

RESOLUÇÃO PROPP N.º 02/2016 – PROFICIÊNCIA

Visualizar

Estágio de Docência

O Estágio de Docência, que é parte integrante da formação do pós-graduando, integra o currículo dos programas e tem como objetivos a preparação para a docência e a qualificação do ensino de graduação. Constitui-se atividade obrigatória para os doutorandos beneficiários do Programa de Suporte à Pós-graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP/CAPES), do Programa de Bolsas FAPERGS/CAPES e para bolsistas CAPES/OBEDUC e, atividade optativa, para os demais alunos.

Resolução PROENPROPI Nº 10/2014 - Estágio de docência

Visualizar

Fluxo Estágio de Docência

Visualizar
 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
(51) 3586 8800 Núcleo de Relacionamento De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h.
Aos sábados, das 8h30min às 13h45min.
(51) 3586 8822 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos

Em caso de emergência ligue: (51) 99972 9643

Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: Sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: Sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h

Confira demais setores que possuem atendimento agendado.

Saiba mais