Sobre o curso

A indústria criativa caracteriza-se por ter na criatividade e no capital intelectual seus principais valores. Sua natureza interdisciplinar exige processos de colaboração e cooperação que articulem habilidades criativas e habilidades de gestão. Busca, assim, novos conceitos, produtos, conteúdos, bem como sua realização em novos e diferentes modelos de negócios melhor adaptados ao mundo contemporâneo. Em seu conjunto de atividades, abrange as artes, os jogos, a comunicação, o design, o audiovisual, a computação, a tecnologia e outras áreas que se estruturam a partir da criatividade. É do equilíbrio entre criatividade, empreendedorismo e gestão que resulta o crescimento de uma indústria que transforma produtos culturais, ideias, conceitos, talento e inovação em valores, apontando novos caminhos para quem deseja descobrir como criar novos espaços profissionais em um mundo em que a capacidade de criar e executar é extremamente valorizada.

Área de concentração: Indústria Criativa

A área propõe investigar, sob uma perspectiva interdisciplinar, a concepção, a constituição, a organização e a operacionalização da indústria criativa, à luz de diferentes alternativas de arranjo de recursos organizacionais, com base na inovação de produtos e processos. Fundamentada no desenvolvimento de competências específicas, a indústria criativa usa a criatividade e o capital intelectual como função primária para atender novos tipos de necessidades, em termos de oferta de produtos e serviços que a sociedade contemporânea tem demandado. O conjunto de atividades que compreende a indústria criativa abrange diversos campos de investigação, incluindo a publicidade, o desenho arquitetônico, o audiovisual, a fotografia, a música, os jogos, o conteúdo digital, o rádio, a televisão e a moda.

Objetivos

  • Investigar e analisar processos subjacentes à concepção, constituição, organização e operação da indústria criativa;
  • Formar profissionais que tenham perfil de gestão para conduzir as diferentes áreas da indústria criativa;
  • Formar profissionais que tenham perfil para a criação e o desenvolvimento de produtos para a indústria criativa (jogos digitais, audiovisuais, aplicativos, ferramentas de formação de natureza tecnológica);
  • Formar profissionais capazes de perceber e avaliar os impactos da indústria criativa na sociedade;
  • Capacitar o egresso para atividades técnico-científicas e de inovação no campo da indústria criativa.

Público-alvo

Graduados em Jogos Digitais, Administração, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Relações Públicas, Design, Moda, Artes Visuais, Fotografia, Comunicação Digital, Letras, Turismo, Arquitetura, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Sistemas para Internet e áreas afins.

Banner central - Áreas de Atuação e Perfil Profissional

Áreas de Atuação e Perfil Profissional

O mestre em Indústria Criativa está apto a atuar:
  • no desenvolvimento de atividades técnico-científicas nas áreas de conhecimento concernentes à identificação de oportunidades de negócios para a Indústria Criativa;
  • como pesquisador no processo de planejamento de atividades com foco na constituição da Indústria Criativa;
  • na análise do contexto e de cenários prospectivos do ambiente organizacional, relacionados ao desenvolvimento das atividades da Indústria Criativa; 
  • na geração de habilidades específicas para o atendimento da demanda dirigida à Indústria Criativa;
  • na operacionalização da Indústria Criativa em relação à gestão dos processos e das rotinas organizacionais;
  • na elaboração de projetos de captação de recursos para o financiamento das atividades da Indústria Criativa;
  • na criação, gestão e execução projetos sustentáveis dentro das lógicas econômico/culturais que caracterizam a Indústria Criativa;
  • no estabelecimento de debates e reflexões críticas sobre o papel, as características e os movimentos da Indústria Criativa dentro da sociedade;
  • na articulação projetos em diálogo com o poder público e demais organizações no tocante à Indústria Criativa.

Processo seletivo

Calendário do processo seletivo dos cursos stricto sensu 2017

 Inscrições pela internet  24/04 (segunda-feira) a 08/06/2017 (quinta-feira)
 Limite postagem de documentos pelo correio  01/06/2017 (quinta-feira)
 Divulgação dos resultados da 1ª etapa  22/06/2017 (quinta-feira), após às 18h
 Produção textual (2ª etapa)  27/06/2017 (terça-feira)
 Divulgação dos resultados da 2ª etapa  28/06/2017 (quarta-feira), após às 18h
 Entrevistas individuais (3ª etapa)  29 e 30/06/2017 (quinta e sexta-feira)
 Divulgação do Resultado Final  03/07/2017 (segunda-feira), após às 18h
 Matrículas  18 a 20/07/2017 (terça a quarta-feira)

Editais abertos

Histórico

O Mestrado Profissional em indústria criativa foi recomendado pela CAPES, através do Ofício Nº 160-19/2013/CTC/CAAIII/CGAA/DAV/CAPES, publicado no DOU em 06/08/2013. O primeiro processo seletivo foi realizado em dezembro de 2013. O curso, já em suas primeiras edições, tem alcançado o objetivo que motivou sua concepção de atender a demanda potencial do mercado pelos profissionais com expertise em indústria criativa, bem como a adequação aos novos perfis e tipos de arranjos produtivos da região onde a instituição se insere. 

Linhas de pesquisa

Conteúdos Criativos

Esta linha investiga os produtos e manifestações características da indústria criativa. Busca entender como o encontro das áreas de comunicação/ciência da informação/artes/computação gera esses produtos, agregando inovação, valor econômico e expressões culturais que lhes são específicas. Pretende investigar também como esses produtos modificam as formas de pensar, executar, distribuir e gerir negócios que se baseiam em conteúdo cultural, afetando as formas de produção, a distribuição e seu uso. Como exemplos típicos, têm-se os produtos associados às áreas que compõem a indústria criativa, como a do audiovisual, da literatura, das histórias em quadrinhos, da animação, dos jogos, da fotografia entre outras, bem como aqueles que nascem na intersecção das áreas, como sistemas para educação a distância, aplicativos para telefonia/internet, ambientes de rede social e demais instalações de natureza tecnológico/comunicacional.

Gestão e Inovação

A linha objetiva o estudo das práticas e do modelo de gestão da indústria criativa. Dessa forma, poderão ser investigadas questões relacionadas a planejamento, marketing, inovação, finanças e propriedade intelectual, envolvidas no desenvolvimento da indústria criativa. Procura também estimular a concepção de novas formas de organizar os recursos, otimizando sua alocação e atingindo níveis de eficiência mais altos, de modo a oferecer subsídios para a tomada de decisão em relação às possibilidades de inovação no que diz respeito a produtos, processos e gestão. Além disso, a linha de pesquisa poderá oferecer elementos relevantes para os gestores públicos e privados no tocante à revisão de modelos teórico-empíricos que norteiam a tomada de decisões e ações subjacentes à revisão e consolidação de matrizes produtivas locais com foco na indústria criativa.

Comissão de coordenação

Coordenador: Dusan Schreiber.

Coordenador substituto: Cristiano Max Pereira Pinheiro.

Representante docente: Marsal Avila Alves Branco.

Representante docente: Vania Gisele Bessi.

Representante discente: Custódio Cesar Castro De Almeida.
 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
(51) 3586 8800 Núcleo de Relacionamento De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h.
Aos sábados, das 8h30min às 13h45min.
(51) 3586 8822 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos

Em caso de emergência ligue: (51) 99972 9643

Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: Sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: Sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h

Confira demais setores que possuem atendimento agendado.

Saiba mais