Sobre o curso

O Mestrado Acadêmico em Virologia tem como objetivo principal promover a formação de pessoal altamente qualificado na área de Virologia, com uma perspectiva interdisciplinar, no intuito de atender às demandas sociais do âmbito da Saúde Animal, Humana e do Ambiente, considerando os contextos epidemiológicos e sociodemográficos.

Área de concentração: Virologia
Compreende a Virologia em seu sentido amplo, contemplando aspectos da biologia, da epidemiologia, do diagnóstico, do tratamento e do desenvolvimento de estratégias de controle de vírus e viroses em espécies animais, em seres humanos e no ambiente.

Objetivos

  • Formar profissionais de elevada qualificação para a docência e a pesquisa na área da Virologia, dando ênfase à articulação com instituições de saúde e empresas da região. 
  • Capacitar recursos humanos nas diversas áreas da Virologia para atuar na identificação e resolução de problemas relacionados à saúde humana, animal e ambiental. 
  • Produzir conhecimentos na área de Virologia que contribuam para a inovação tecnológica, para o desenvolvimento do país e para a qualificação dos serviços de saúde. 

Público-alvo

Graduados em Medicina Veterinária, Biomedicina, Farmácia, Ciências Biológicas, Medicina, Odontologia e áreas afins. 
ÁREAS DE ATUAÇÃO E PERFIL PROFISSIONAL

Áreas de Atuação e Perfil Profissional

O egresso do curso de Mestrado em Virologia deverá estar capacitado para:
  • Desenvolver atividades de ensino e pesquisa na área de Virologia, interagindo com outras áreas do conhecimento;
  • Atuar no ambiente acadêmico e profissional como promotor do processo de geração de novos conhecimentos científicos e tecnológicos na área de Virologia; 
  • Empregar o conhecimento científico para solucionar problemas relacionados à Virologia Humana, Veterinária e Ambiental.

Processo Seletivo

Calendário do processo seletivo dos cursos stricto sensu 2017

 Inscrições pela internet  24/04 (segunda-feira) a 08/06/2017 (quinta-feira)
 Limite postagem de documentos pelo correio  01/06/2017 (quinta-feira)
 Divulgação dos resultados da 1ª etapa  22/06/2017 (quinta-feira), após às 18h
 Produção textual (2ª etapa)  27/06/2017 (terça-feira)
 Divulgação dos resultados da 2ª etapa  28/06/2017 (quarta-feira), após às 18h
 Entrevistas individuais (3ª etapa)  29 e 30/06/2017 (quinta e sexta-feira)
 Divulgação do Resultado Final  03/07/2017 (segunda-feira), após às 18h
 Matrículas  18 a 20/07/2017 (terça a quarta-feira)

Editais abertos

  • Editais

    Edital PROPPEX Nº 13/2017 - Processo Seletivo do Mestrado em Virologia

    A Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (ASPEUR), mantenedora da Universidade Feevale, com sede em Novo Hamburgo/RS, na ERS-239, n.º 2755, Bairro Vila Nova, CEP 93525-075, inscrita no CNPJ sob n.º 91.693.531/0001-62, representada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da U...

Histórico

O curso de Mestrado Acadêmico em Virologia foi desenvolvido com o intuito de atender a uma demanda nacional de formação da área específica de Virologia, com enfoque em Saúde Única e na pesquisa voltada ao diagnóstico e ao desenvolvimento de ferramentas de prevenção e de terapêutica de doenças virais. O Curso propõem-se a discutir também questões de vírus e ambiente. O grupo de docentes trabalha de forma integrada desde antes da proposição do curso e possui produção pertinente à área de concentração, qualificação em decorrência da capacidade de estabelecer convergência entre diferentes áreas da Virologia, bem como de investigar e responder questões de ciência básica, diagnóstico, patogenia, monitoramento, epidemiologia molecular, desenvolvimento de fármacos e imunobiológicos para estudo e combate de vírus e infecções virais. O Curso foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), recomendado na 167ª Reunião CTC-ES, e iniciou suas atividades acadêmicas no primeiro semestre de 2017.

Exame de Proficiência

É exigida do aluno, em até doze (12) meses após ter ingressado no Curso, comprovação de proficiência em uma língua estrangeira. O aluno poderá solicitar aproveitamento de proficiência por meio de requerimento junto ao Atendimento Feevale. O aproveitamento estará sujeito à análise da Comissão de Coordenação do Curso. O aluno estrangeiro deverá comprovar proficiência formal em leitura, interpretação e redação de textos em Língua Portuguesa.

RESOLUÇÃO PROPP N.º 02/2016 – PROFICIÊNCIA

Visualizar

Estágio e Docência

O Estágio de Docência, que é parte integrante da formação do pós-graduando, integra o currículo dos programas e tem como objetivos a preparação para a docência e a qualificação do ensino de graduação. Constitui-se atividade obrigatória para os doutorandos beneficiários do Programa de Suporte à Pós-graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP/CAPES), do Programa de Bolsas FAPERGS/CAPES e para bolsistas CAPES/OBEDUC e, atividade optativa, para os demais alunos.

Resolução PROENPROPI Nº 10/2014 - Estágio de docência

Visualizar

Fluxo Estágio de Docência

Visualizar
 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
(51) 3586 8800 Núcleo de Relacionamento De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h.
Aos sábados, das 8h30min às 13h45min.
(51) 3586 8822 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos

Em caso de emergência ligue: (51) 99972 9643

Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: Sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: Sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h

Confira demais setores que possuem atendimento agendado.

Saiba mais